Por que os sonhos intrigam tanto?

por Marcos Fleury

Os sonhos tem intrigado a humanidade, desde os primórdios dos tempos. Ao longo dos séculos, formularam-se diversas explicações em busca de um sentido para os sonhos, bem como acerca de suas origens. Os sonhos foram instrumento de salvação e de destruição. Com eles caíram reinados, batalhas foram vencidas. Os sonhos revelaram um novo tempo, anunciaram a vinda de grandes Mestres. Abriram caminho para notáveis descobertas no campo científico, favoreceram bons negócios, salvaram empregos e casamentos. Evitaram acidentes. Serviram como ferramenta preciosa, para o trabalho de milhares de pessoas em análise.

Continua após publicidade

Sonhos causam certo espanto

Querer dar a última palavra sobre o que os sonhos são, é uma pretensão que eu não tenho nem acredito, mas reconheço ser de grande utilidade o estudo dos sonhos, tal qual tem sido utilizados, por diferentes culturas, em diferentes épocas, nos últimos 5000 anos. Os sonhos são, realmente, uma manifestação curiosa da psique. Em geral, nos causam certo espanto pois, se apresentam à consciência como comunicações, que não tem compromisso com a lógica e com a razão adotadas pelo ego consciente.

Freqüentemente, podem justapor, num mesmo sonho, gente conhecida, personagens anônimos, cenários irreais, animais surpreendentes, sentimentos passionais, atos inconfessáveis e gestos de nobreza heróica, nos deixando muitas vezes absolutamente estupefatos ao despertar. A prática de trabalho com sonhos, em grupo, leva à confiança, ao respeito e a uma maior tolerância perante as diferenças de sexo, idade, cultura…

Os sonhos além dos consultórios

Continua após publicidade

Desenvolve-se uma cumplicidade básica, entre os membros de um grupo, dado o reconhecimento de que, no fundo, o ser humano sempre enfrenta questões relativas ao medo, a identidade, ao poder, à segurança, ao prazer, à morte e aos processos de transformação. Atualmente, o trabalho com sonhos estende-se para muito além da fronteiras de nossos consultórios. Pode ser feito via internet, entre grupos afins ou de diferentes culturas. E nas escolas, com crianças da pré-escola ao colegial. O objetivo é buscar recursos, que possam oferecer uma vida mais criativa e harmoniosa para o ser humano em todas as suas manifestações.