Prática de ioga reduz ansiedade e depressão

por Alex Botsaris

Nossa cultura ocidental conhece a filosofia indiana há pouco mais de 100 anos, quando filólogos europeus começaram a estudar sânscrito. Com isso, descobrimos um mundo repleto de possibilidades para uma vida saudável e equilibrada. A prática da ioga é uma delas. Sua origem é encoberta pelas névoas do tempo e sua finalidade é promover a harmonia no corpo, na mente e no ambiente. A Ioga Pré-Clássica surgiu por volta de 5000 a.C. a 3000 a.C.

Continua após publicidade

A palavra deriva do radical 'yog', do idioma da Índia, que significa ligar, conectar, juntar, unir-se. A ioga possibilita que as pessoas aumentem a fonte de energia do corpo e remova toda a interferência dessa circulação de energia. Isso envolve o despertar da Kundaline Shakti, ou o poder da serpente, situada na espinha dorsal. Segundo os textos clássicos, a prática das técnicas de ioga, mobiliza essa energia latente ascende através de uma série de centros, chamados chakras, correspondendo a uma secreção hormonal interna. Quando esta energia alcança o centro mais elevado – que, conforme alguns teóricos corresponde ao hipotálamo, a parte do cérebro que controla o sistema sndócrino – a pessoa alcança um controle sobre seu organismo e sua energia vital, que permite manter a saúde, controlar o metabolismo e até fazer proezas como resistir a condições extremas. Isso os especialistas associam com o potencial da Ioga para reduzir o estresse.

As escrituras hindus estão entre as mais antigas do planeta e nelas há referência da ioga. A cultura hindu e todo o acervo religioso-filosófico da Índia têm sua origem nos textos sagrados conhecidos como Vedas. Eles são divididos em duas partes: o Karma Kanda trata da ação e o Jnana Kanda do conhecimento. No ocidente, a parte mais conhecida deles são os Upanisads, os tratados e poemas filosóficos e místicos sobre a alma humana. Neles, que são a última parte dos vedas, se encontram a base das lições de ioga. Segundo a tradição, o criador da ioga como filosofia foi Hiranyagarba e os pesquisadores salientam que o clímax do desenvolvimento dela foi com Patanjali. Ele escreveu a considerada bíblia da ioga, que se chama "Yoga Sutras". Essa obra é dividida em quatro capítulos: Samadhi Pada (capítulo sobre a iluminação), Sadhana Pada (disciplina), Vibhuti Pada (poderes) e Kaivalya Pada (realização final). Eles classificam oito passos ou Ashtanga Yoga, onde os quatro primeiros são referentes a uma prática mais externa e as outras uma prática mais interna. A Yama trata das atitudes éticas em sociedade, Niyama são técnicas de auto-controle, Asaana são posturas para o equilíbrio físico e mental (o que a maioria das pessoas pensam como sendo "ioga"), Pranayama (respiração), Pratyahara (abstração sensorial), Dharana (concentração), Dhyana (meditação), Samadhi (profunda interiorização).

O 'Yoga Sutras' de Patanjali é conhecido também como Raja-Yoga. Este texto em sânscrito é composto apenas de 200 aforismos. A palavra sutra significa literalmente "linha", e que é usada como um apoio ao conhecimento e à sabedoria junto com a disciplina da meditação.

É justamente esse potencial que alguns institutos renomados de todo o planeta tem se dedicado. Estudiosos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo, em 2004 avaliaram os efeitos em 28 voluntários com idade entre 18 e 29 anos com sintomas de depressão. O grupo foi avaliado nas aulas por cinco semanas consecutivas. Ao longo da pesquisa, eles relataram uma diminuição de traços de depressão e ansiedade com o uso das posições da ioga.

Continua após publicidade

Também em 2004, no Defense Institute of Physiology na Allied Sciences, da Índia, foi realizada uma pesquisa com 30 homens saudáveis com idade entre 25 e 30 anos sobre os efeitos da Hatha Yoga e da meditação. Foi observado que a prática de ioga pode ser usada como estímulo psicológico para aumentar a secreção de melatonina que, por sua vez, pode ser responsável pela melhora do bem-estar. A melatonina é um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal e é responsável pelo humor, sono, puberdade e ciclo menstrual.

Atualmente, a ioga é praticada na maioria de centros de saúde de todo o mundo. Junto com a meditação, é certamente uma das terapias alternativas mais populares. Muitos médicos, que são céticos sobre a eficácia da medicina alternativa, encaram a ioga como uma paixão. Existem muitos estudos clínicos que mostram a eficiência da ioga. E a melhor parte dela é que pode ser praticada no conforto da sua casa. Alguns exercícios de respiração recomendados pela ioga são uma maneira de melhorar a saúde e o relaxamento.