Revista francesa

por Nicole Witek

A cada viagem, entro nas livrarias dos aeroportos e acompanho as edições científicas dos países onde eu pouso.

Continua após publicidade

Fico sempre feliz quando leio que as ciências estão descobrindo os benefícios do yoga!

Foi o que aconteceu quando estive no aeroporto em Paris, a revista “Science & Vie”, do mês de outubro, com o artigo “Curar pelo pensamento”, nos aproxima mais uma vez das técnicas de yoga.

Você, que costuma ler meus artigos, sabe muito bem o que penso a respeito da meditação. Porém, vale a pena apontar novamente os benefícios do yoga com o respaldo da ciência. Talvez, você possa finalmente ser convencido a praticar diariamente…

Logo abaixo está a lista das últimas descobertas sobre os benefícios da meditação baseada no artigo do site www.huffingtonpost.fr, que encontraremos também na revista “Science & Vie” (foto) do mês de outubro de 2013.
Revista francesa Science & Vie defende a cura pelo pensamento

Continua após publicidade

Dor

Estudos científicos feitos pelo Dr. Joshua Grant comprovaram que é mais fácil gerenciar a dor durante a meditação.

Amígdala (área do cérebro)

Continua após publicidade

Atua sobre as amígdalas a forma que sentimos as emoções negativas, tal como o estresse. Quando sofremos de ansiedade, essa região fica mais densa. Isso prova que a meditação modifica nossos comportamentos, e ao mesmo tempo, modifica a estrutura física do cérebro.

Córtex pré-frontal

Um estudo mostra que essa parte do cérebro fica mais fina à medida que envelhecemos, o que gera a diminuição das faculdades cognitivas. Quem medita pode reverter essa situação já que não ocorre essa modificação ao meditar.

Córtex cingulado posterior (CCP)

Foi descoberto um aumento da matéria cinza no córtex cingulado posterior, a parte do cérebro associada geralmente à criação, à cogitação, à introspecção, mas também é a parte que influi sobre a forma que uma pessoa lida com uma situação que lhe afeta pessoalmente.

Junção têmporo-parietal

Área do córtex cerebral ligada à sensação do “eu” que na prática ajuda a pessoa a se localizar no espaço. É também associada à emoção de empatia. A meditação permite interpretar melhor as emoções mostradas nos rostos de pessoas desconhecidas.

Coração

A meditação pode proteger das doenças cardiovasculares. Durante um treino de oito semanas de MBSR – Mindfulness-based Stress Reduction, ou seja, redução do estresse baseado na plena consciência, a concentração da *proteína C reativa, que marca o desenvolvimento de doenças cardíacas, é reduzida.

Sistema imunológico

Durante esse mesmo estudo sobre a terceira idade, realizada na Universidade da Califórnia, os pesquisadores descobriram que a prática da meditação diminui rapidamente um grupo de genes que levam a reações inflamatórias, que faz parte da reação do sistema imunológico do corpo humano.

Pressão arterial

Durante um estudo no Benson-Henry Institute for Mind Body Medicine em Boston, os pacientes que sofriam de hipertensão arterial tiveram que experimentar uma técnica de meditação diariamente. Essa técnica, “resposta de relaxamento”, desenvolvida no Instituto Benson foi aplicada durante três meses. Depois desse período, 40 dos 60 pacientes puderam reduzir as doses de tratamento já que a pressão arterial tinha abaixado. Essa prática permitiu que o sangue produzisse mais monóxido de azoto, o que alarga os vasos sanguíneos e permite que o sangue flua mais rapidamente, reduzindo a pressão necessária ao seu percurso no corpo.

Agora, os neurocientistas têm provas em mãos: o espírito pode curar o corpo! Experiências com a meditação, feitas através do neurofeedback ou com grupo de comparação e efeito placebo mostraram os efeitos terapêuticos sobre doenças como a depressão ou o Mal de Parkinson etc. Os hospitais na França estão quebrando as barreiras. Parece que uma nova medicina está nascendo. As práticas chamadas há pouco tempo de “técnicas alternativas” ou “técnicas não convencionais” mostraram resultados nos laboratórios e são prescritas como remédios pelos médicos.

Elas mostram que o pensamento tem um poder extraordinário: curar o corpo, inclusive o cérebro.

Não espere ficar doente para recorrer às maravilhosas técnicas de meditação para se curar, pratique já e você afastará a maioria dos males que atingem o ser moderno: ansiedade, depressão, síndrome de burnout, doenças do sistema imunológico, doenças cardiovasculares.

Pratique já o yoga integral, esse que toma conta do corpo, da mente e liga você ao espírito.

* a proteina C reativa no sangue mostra que tem inflamação de maneira precoce, antes de a doenca aparecer. Até a pessoa sarar, essa proteina está no sangue.

Fonte: Revista “Science & Vie” do mês de outubro 2013: http://www.huffingtonpost.fr/2013/06/16/bienfaits-meditation-corps-infographie-sante-stress-_n_3388439.html

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.