Saiba como inserir naturalmente o yoga no seu cotidiano

por Nicole Witek

“Não tenho tempo”, todo mundo diz que essa desculpa não existe. Uma vez definidas as prioridades, você DEVE estar em condição de cumprir suas metas.

Continua após publicidade

Mas você já percebeu que aquelas providências referentes à sua diversão e ao seu bem-estar sempre ficam para depois, aguardando você dispor de um “tempinho livre”? Tudo vem primeiro: o trabalho, os compromissos. Sempre existem tantas outras prioridades, que objetivos importantes como o seu bem-estar vão sendo adiados para sempre… Como, por exemplo, sua intenção de praticar yoga. Já estou ouvindo você pensado: “Não tenho tempo para yoga”.

Abrir espaço para yoga não é difícil. Quem alguma vez “degustou”, “apreciou”, já sabe, conhece, e nunca para de praticar, poupa tempo e se sente mais feliz.

Vou lhe dar mais três opções e mais algumas dicas para incentivá-lo a dar o primeiro passo.

Invista 20 minutos do seu tempo e ganhe horas. Como? Aí vão três possibilidades:

Continua após publicidade

Opção Nº1 – abrir 20 minutos da sua agenda para isso

Como a maioria das pessoas, você deve estar pensando: “Por mais que esprema meu tempo, por mais corrido que seja o dia, como ainda posso inserir uma atividade a mais na minha pauta já tão carregada? Sem contar todos os imprevistos do dia num país do terceiro mundo, onde nada ocorre sem susto, sem soluço. Tentar encaixar mais algumas práticas de yoga pode até virar um estresse.

Lembro mais uma vez:

Continua após publicidade

As técnicas de respiração, de concentração, de meditação, posturas de yoga e relaxamento formam um conjunto de práticas que melhoram a qualidade de vida e enriquece quem prática.

15 ou 20 minutos de yoga, concentrando na imagem mental de uma posição de yoga perfeita, respiração calma e tranquila, reduzirão o tempo de sono, pois será mais satisfatório, liberando espaço para outras atividades. Esses 15 minutos ajudarão você a perceber as suas verdadeiras necessidades e a eliminar de sua vida o inútil: isso também liberará tempo.

Aos poucos se instalará uma respiração mais ampla, mais gostosa, que apaziguará os altos e baixos emocionais. Reduzindo assim o estresse, conseguiremos acordar mais cedo e ainda com a sensação verdadeira de ter tido uma noite restauradora.

Acordar cedo, é realmente o ideal para praticar.

Praticar o quê?

Posturas de estiramento, respirações para começar o dia bem equilibrado, se sentindo inteiro, integrado, já com um rumo, um direcionamento nítido.

Ainda não começou a correria. Ainda está tudo calmo em casa. Nem tocou o telefone, as crianças ainda não acordaram. Ninguém vai tocar a campainha e o melhor: o sistema nervoso ainda está equilibrado. Isso facilita ainda mais sua concentração.

As coisas podem ir mudando ao longo do dia, imprevistos podem ocorrer… Mas quem pratica yoga olha essas mudanças com curiosidade e se deixa levar pela correnteza com discernimento, adaptando-se às novidades, com a mesma flexibilidade que ganha o corpo. A mente acompanha.

Tem horário melhor?

Não.

Opção Nº 2 – 5 minutos de manhã, 15 minutos à noite

Logo de manhã, antes que a agitação do dia comece, você pode fazer algo simples como focar a sua respiração, despertando em si a confiança no seu potencial e se deixando levar pela emoção de um dia gostoso de sucesso.

À noite, depois de um chuveiro gostoso, é um bom momento para fazer sua prática. Pedindo para a família um espaço de transição, para logo depois ter mais disposição para curtir melhor a companhia de seus amados.

Opção Nº 3: 20 minutos para lá, para cá, inseridos durante o dia

Aproveitar todas as oportunidades, para que seu dia se torne um dia de yogi:

– Debaixo do chuveiro, fazer respirações dinâmicas;
– No carro, no ônibus, no metrô, vigiar a respiração para que ela se torne consciente e re-carregue a sua energia vital;
– Lembrar da colocação da coluna para facilitar a circulação nervosa;
– Esticar conscientemente o corpo inteiro, coordenando os movimentos com a respiração;
– Aproveitar parques e ruas mais tranquilas para fazer respirações mais completas;
– Descansar os olhos;
– Relaxar os traços do rosto;
– Perceber os padrões mentais que sabotam o equilíbrio;
– No decorrer do dia, despertar emoções que favoreçam a saúde como: paz, força, serenidade, felicidade.

São práticas que podem ser inseridas nas atividades do seu dia. Você ainda tem a sua disposição neste site, uma coletânea de artigos que escrevi anteriormente. Neles sempre cito formas rápidas de relaxar, mentalizações, respirações e outras dicas para conseguir um pouco mais de equilíbrio através do yoga.

Viu como é fácil! Não se canse e nem fique desapontado se não conseguir entrar num curso de yoga, se não conseguir introduzir novas práticas na sua vida.

Comece devagarzinho, com coisas muito simples, e aos poucos o yoga entrará em tudo que você faz, trazendo maior conforto e equilíbrio.