Prática de yoga deve ser feita com disciplina e entusiasmo, saiba os benefícios

por Emilce Shrividya Starling

Para vencer o medo e acessar sua coragem, você precisa desenvolver a capacidade de manter disciplina nas práticas espirituais.

Continua após publicidade

A disciplina é a raiz do Yoga. As práticas do Yoga como meditação, canto dos mantras, repetição mental do mantra, hatha yoga, o serviço altruístico, devem ser feitas com disciplina, determinação e entusiasmo.

Usamos um termo em sânscrito: fazer sadhana, que significa fazer as práticas do Yoga. Praticar sadhana ,com perseverança, ilumina a nossa jornada interior, traz sabedoria e protege os frutos do Yoga.

Através da regularidade nas práticas, você conserva a força do corpo, controla os sentidos e aquieta a mente. Vai alcançando o autodomínio que é o controle sobre as dispersões e vagueações da mente. Isso lhe dá a capacidade para vencer os obstáculos e desafios.

Sem controlar os sentidos e a sua mente, a pessoa se transforma em um escravo da própria mente negativa, buscando uma felicidade ilusória somente no mundo exterior, em comidas, bebidas e vícios, em calmantes, e lamentando sua vida. Portanto, a disciplina é para quem deseja ter uma vida feliz.

Continua após publicidade

A disciplina constante é nossa grande amiga e uma grande conquista. Ela desenvolve fé em Deus, autoconfiança, força interior, alegria e coragem.

A perseverança é o pilar interior que nos transforma para melhor. Em vez de lamentarmos, toleramos as dificuldades com aceitação, aprendendo com elas, e suportando-as com equanimidade e paciência.

Em um verso do Niti Shataka, o poeta Bhartrihari diz:

Continua após publicidade

“Por temor aos obstáculos, as pessoas fracas de espírito não iniciam coisa alguma. As pessoas comuns iniciam coisas, mas as interrompem quando surgem as primeiras dificuldades. Mas as melhores pessoas, ainda que frequentemente abatidas pelas adversidades, não abandonam uma nobre tarefa.”

Mesmo que, no início, seja um pouco difícil a interiorização da mente, com a disciplina constante nas práticas do Yoga, a mente vai se tornando menos resistente, mais dócil e amável. Ela vai se aquietando por ela mesma. Assim, você começa a experimentar a tranquilidade que vem do Ser interior, de sua verdadeira fonte de amor e paz.

Quanto mais você conseguir uma mente estável e tranquila, mais você se libertará da escravidão dos medos. Essa é uma recompensa muito gratificante que deve lhe motivar a trilhar o caminho espiritual, pois você vai superar o medo que o separa do amor de Deus.

Você pode moldar seu destino escolhendo o poder mais elevado para você mesmo no momento presente, escolhendo pensamentos positivos, com confiança em Deus que habita em você. Pode criar o hábito de pensar positivamente em vez de negativamente e, desse modo, segurar as rédeas de seu destino.

Você pode escolher ser seu próprio amigo ou seu próprio inimigo. Quando você alimenta pensamentos negativos, quando cultiva os padrões mentais do medo, da culpa, da ansiedade, das mágoas e da raiva, você, de fato, está sendo seu pior inimigo, criando e alimentando seus próprios medos.

Tudo começa em seus pensamentos, em sua mente. Você só pode sentir o que pensa. Portanto, você pode curar a você mesmo, escolhendo o que pensar. Escolha ser livre e contente. Cultive a qualidade divina do destemor, da coragem que vem do Ser interior.

A Bhagavad Gita, um dos textos sagrados do Yoga diz:

“Este é o triplo portão do sofrimento, destruidor do Ser: desejo, raiva e ganância. Por isso, deve-se abandonar os três.”

Compreenda que a ambição exagerada, a ganância, os desejos insatisfeitos geram a raiva. E, a raiva gera o medo, o pânico e a depressão.

Não permita que a raiva lhe domine, pois quando você alimenta a raiva, você sofre e perde a alegria. Quando você reclama ou guarda mágoas, você desanima, fica frustrado. Seu corpo pode ficar doente e você se sente deprimido, sem esperança.

Para vencer esses inimigos internos é essencial cultivar virtudes como a bondade e compaixão, a coragem e alegria, a firmeza e amabilidade, a tolerância e humildade.

A disciplina nas práticas do Yoga desenvolve a resiliência, que é a capacidade de superar desafios e problemas, com paciência e aceitação, aprendendo com a dor em vez de alimentar o sofrimento com reclamações.

Não desista quando encontrar obstáculos, ou quando as coisas não saírem como você quer. Não abandone sua força no momento que enfrentar um desafio. Não permita que o medo o paralise ou o desencoraje.

Pratique Yoga com entusiasmo. Cultive a perseverança nas práticas e purifique sua mente. Conquiste, através da perseverança, o equilíbrio das emoções e supere as negatividades que lhe impedem de ser feliz.

Namastê! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!