Yoga ajuda a prevenir problemas na próstata

por Nicole Witek

Eu costumo trabalhar com gestantes… Antes do parto, mas também depois.

Continua após publicidade

Nos já abordamos o assunto dos benefícios do yoga para a gestante. Além do trabalho físico de liberar o corpo das tensões musculares, tanto para aliviar as dores lombares como para deixar o assoalho pélvico elástico e com tônus, facilitando o parto, o yoga pode ajudar muito bem nos problemas de próstata.

Para as mulheres, o fundo da bacia, os órgãos reprodutivos, o útero e a vagina, são lugares conhecidos. Lugares do corpo que costumam "falar" desde a adolescência. Muitas vezes são lugares de desconforto, de dores. Mas tarde são lugares onde a vida "conspira" para criar um ser novo, lugares de volume alterado, de pele esticada, estrias muitas vezes, de pressão, de peso, cansaço, de movimentos do bebê no útero.

Se o parto foi ajudado por uma episiotomia (corte), ou por uma cesárea, a atenção deverá ser redobrada para a parte baixa do corpo.

As modificações corporais das mulheres na região urogenital podem ser consideradas como "bênçãos" em comparação aos homens.

Continua após publicidade

Isso porque a região urogenital do homem geralmente é esquecida, essa parte do corpo escapa da atenção. As atenções estão normalmente voltadas para o pênis, muito mais do que para os órgãos urogenitais.

Isso é uma pena. Essa parte do corpo do homem merece tanta atenção como a das mulheres.

Essa negligência leva a estatísticas apavorantes.

Continua após publicidade

A cada ano, mais de 400.000 homens nos Estados Unidos passam por uma cirurgia da próstata e bilhões de dólares são gastos nos tratamentos para a próstata. A cirurgia muitas vezes tem como consequência a incontinência urinaria e a impotência.

O câncer da próstata é a segunda causa da morte nos homens, depois do câncer do pulmão. 90% dos casos de câncer da próstata passam despercebidos até chegar a um ponto onde não tem mais cura. Aos 50 anos, 35% dos homens têm células cancerosas dentro da próstata. 50% dos homens têm risco de problemas de próstata antes dos 60 anos. Aos 65 anos a próstata da maioria dos homens já ultrapassa a dimensão normal.

Próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha que produz uma parte do líquido que transporta o sêmen. Essa glândula aumenta de tamanho com o passar dos anos e prejudica a micção e a produção de líquido espermático. Os primeiros sintomas dos problemas são: vontade de urinar à noite, e a dificuldade de urinar.

Veja bem: que seja o fundo da bacia da mulher ou do homem, se trata de uma musculatura semelhante a uma rede, que recebe o peso de todos os órgãos do ventre: peso do estômago, fígado, intestinos, bexiga… E assim vão se somando quilogramas a serem contidos por uma musculatura geralmente abandonada.

Sem suporte muscular para o conteúdo do ventre, os órgãos mais baixos vão sofrer da pressão dos órgãos digestivos sobre eles. Sem falar da pressão exercida para baixo pelo diafragma, 16 vezes por minuto (em uma pessoa que respira corretamente).

É fundamental e de grande importância para o homem conscientizar-se desses grupos de músculos e de ativá-los para recuperar o tônus e a elasticidade perdidos. Foi constatado que o sedentarismo, a falta de exercício, leva a congestão e ao aumento da próstata.

Uma das causas do aumento do volume da próstata pode também estar relacionada à alteração na produção hormonal, que o yoga também pode ajudar a equilibrar.

Você deve estar se perguntando: como o yoga pode ajudar a prevenir os problemas de próstata?

O yoga vai despertar a atenção para essa parte do corpo, não só dos músculos do assoalho pélvico, como também do diferentes esfíncteres e músculos eretores do pênis.

Através de várias posturas que necessitam a contração do assoalho, do piso pélvico, a circulação sanguínea será intensificada, permitindo a oxigenação, e o equilíbrio saudável da glândula.

Os exercícios ensinam a dissociar a musculatura do pênis, do ânus e do reto.

Existem exercícios que ensinam a dissociar os músculos – por partes comuns – que comandam a uretra e a ejaculação. Através da "aswini mudra" : uma contração repetida da musculatura ao redor do ânus

Existem também contrações específicas que "aspiram" por depressão os órgãos urogenitais e permitem que eles sejam massageados, comprimidos fisiologicamente e que um sangue "novo" possa alimentá-los. Essas contrações são chamadas "bandhas":

– "mula bandha": a contração progressiva dos músculos do ânus (esfíncteres externos, e internos, e o levantador do ânus) , dá até para sentir o cóccix.
– "uddiyana bandha" que provoca uma grande depressão dentro do abdome que vai estimular todos os órgãos internos

Para os praticantes em nível mais avançado, existe a prática de "vajroli" que na tradição do yoga consiste em colocar um fino tubinho dentro da uretra e de controlar a aspiração. Eu menciono essa técnica, mas só pode ser praticada por adeptos já treinados.

Além disso, o yoga recomenda duchas frias dos testículos para manter a termo-regulagem natural. Sabemos hoje que a temperatura mais elevada dos testículos leva à esterilidade. O frio estimula a produção hormonal das gônadas cujo papel é fundamental para a saúde e a juventude do corpo.

Os exercícios sempre estimulam as raízes dos nervos, saindo da coluna vertebral, equilibrando assim o sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é de importância capital na vida sexual e no equilíbrio do homem.

É importantíssimo lembrar que o yoga visa o equilíbrio do sistema nervoso autônomo: a ereção é permitida pelo sistema parassimpático enquanto a ejaculação é permitida pelo sistema nervoso simpático.

Yoga com certeza afasta os problemas de próstata, e sua prática ainda leva ao equilíbrio em geral. Nenhuma parte do corpo é esquecida.

Enquanto nós, por várias razões, tendemos a abandonar nosso aparelho urogenital, o yoga faz questão de chamar nossa atenção para ele. A final de contas, é graças a ele que temos nossa imortalidade. É com nossos filhos que a vida se perpetua.

A vida equilibrada do "ser masculino" se beneficia sem dúvida nenhum de uma prática de yoga alerta e consciente.