Saiba por que respirar ar puro faz tão bem à saúde

por Nicole Witek

Acabo de voltar de um cruzeiro a bordo do navio Costa Mágica, onde dei uma palestra e aulas de yoga para os tripulantes e sinto que há necessidade repetir.

Continua após publicidade

Repetir o que exatamente? A importância da respiração. É isso mesmo, de novo! É difícil convencer as pessoas. Sinto que as pessoas são reticentes, acham que a respiração é feita sozinha. Aparentemente sim, mas as estatísticas dizem que o ar contém 30% de oxigênio a menos, se comparado com 200 anos atrás (*).

Temos que fazer de tudo para favorecer uma boa respiração.

Em geral o pensamento em relação à respiração é: “Já que recebo oxigênio, por que me preocuparia?”

É necessário mesmo se preocupar?

Continua após publicidade

Aqueles que pensam “Respiro oxigênio, portanto vivo”, estão totalmente enganados.

Respirar sim, oxigênio sim! Mas lembre-se que existe muito mais numa respiração. Vamos relembrar o bê-á-bá da respiração. O oxigênio está presente na superfície da terra e nas águas em movimento. Sabemos que esse gás tem um papel importantíssimo em todos os mecanismos da vida.

O ar natural que respiramos próximo ao solo, tem uma composição aproximada de:

Continua após publicidade

– 21% de Oxigênio
– 78% de Nitrogênio (N2)
– 1% de gases diversos (CO2, Hidrogênio, gases raros)

Essa mistura pode variar com a altitude, o ar da cidade ou do campo, com a proximidade de usinas, com as partículas de adubos ou tratamentos químicos sobre as culturas.

Durante a respiração, o corpo absorve do ar ambiente a quantia de oxigênio necessária à vida.

Descansando, sem esforço físico particular, um adulto-homem utiliza 8 litros por minuto, ou seja, 500 litros por hora ou 12m3 aproximadamente por dia.

Se pensarmos somente no lado químico da respiração, já temos uma excelente razão para favorecer e ampliar nossa respiração.

Porém, existe mais que o oxigênio. Precisamos apontar as qualidades do ar que a física evidencia.

Bom ar

Todos nós experimentamos essa sensação gostosa de bem-estar ao lado do oceano revolto, perto de uma cachoeira ou na floresta, ou depois de um trovão espetacular.

No oposto, experimentamos uma sensação ruim quando a atmosfera está pesada, grudando, antes do trovão, quando um vento morno sopra, quando a pressão atmosférica cai, ou simplesmente quando ficamos horas presos em reuniões em salas com ar não renovado.

Desde os tempos mais remotos, esses fenômenos eram conhecidos. Eles são simplesmente ligados ao estado elétrico do ar que nós respiramos, ou seja, à concentração de íons positivos ou negativos que o ar contém.

Uma grande proporção de íons positivos gera desequilíbrios biológicos e leva às doenças, tanto físicas como psíquicas.

Ao contrário, uma grande quantia de íons negativos traz benefícios e permite um melhor equilíbrio fisiológico. É a mesma diferença que existe entre uma comida sem vitaminas e uma refeição rica em vitaminas.

"Vitaminas do ar"

Podemos até falar em íons negativos como sendo as vitaminas do ar.

Portanto, fica claro que carregando o ar que respiramos com íons negativos, teremos possibilidade de melhorar nossa saúde. Hoje já existem aparelhos que proporcionam esse tipo de serviço, carregando o ar com íons negativos.

Mas prefiro encorajar o leitor a respirar o ar, mesmo que seja da cidade. Sempre haverá benefício em ampliar o número de respirações e em aumentar a sua amplitude. E de vez em quando fazer melhor ainda: passar um final de semana na praia, próximo a uma cachoeira, na montanha ou ainda quem sabe, na Foz do Iguaçu!

Quem vai a um cruzeiro, passa dias sendo impregnado de íons negativos! Nada melhor para compensarmos longas horas nas salas com ar confinado, poluído, desequilibrado em eletricidade e pobre em íons negativos.

Para se ter uma idéia, em uma atmosfera normal, longe das poluições das cidades se contabiliza:

– 2.000 íons de oxigênio negativos por cm3.

– 2.000 íons positivos por cm3.

Já em uma rua comum de nossa cidade ou dentro do escritório, esse número passa a ser:

– 20 íons negativos por cm3.
– 10.000 íons positivos por cm3.

Essas cifram falam sozinhas. A aeroionização é muito pouco conhecida e pouco ensinada. Dar enfoque à respiração quando aparentemente está tudo bem parece inútil.

Mas é necessário enfatizar o ato respiratório e permitir que as cargas elétricas sejam mais bem equilibradas. É pena que essa informação não seja divulgada massivamente. Muitas vezes eu tendo a achar que a economia mundial não nos quer em boa saúde, já que muitas doenças poderiam ser aliviadas ou curadas com procedimentos simples, dependendo apenas de informar melhor a população. Principalmente as doenças cardiovasculares, respiratórias, neuropsíquicas ou alérgicas, que fazem parte do que chamamos “doenças de civilização” e que cresçam numa velocidade impressionante.

Não é preciso comprar um aparelho para se beneficiar dos efeitos positivos da aeroionização, basta respirar conscientemente, lembrando um dos pilares do yoga “Aonde vai a força do meu pensamento, vai a energia vital (**).

Você imagina quais são os benefícios de uma respiração ampliada e consciente?

Os íons negativos ativam as reações biológicas de oxidação:

– Acelerando o ciclo de Krebs: serie de reações enzimáticas intracelulares;

– Acelerando a produção de energia do organismo ATP (substância que faz os músculos funcionarem);

– Aumentando a produção de glóbulos vermelhos do sangue;

Isso ajuda a levar o oxigênio para cada parte do corpo:

– Favorecendo os intercâmbios entre fora e dentro da membrana celular permitindo uma melhor eliminação dos resíduos das células;

– Melhorando a excitabilidade neuromuscular;

– Ativando os ritmos dos cílios vibráveis nos brônquios e na traquéia dando suporte ao nosso sistema imunológico;

– Melhorando o funcionamento do sistema nervoso central e autônomo, assim como o sistema neuroendocrinológico através da influencia sobre o metabolismo da serotonina, que regula os equilíbrios de comportamento;

– Melhorando o desempenho cerebral e estimulando a atividade sexual;

– Reforçando o organismo com uma prevenção contra a poluição;

– Melhora a vitalidade física, intelectual e psíquica, a resistência aos estresses e ao envelhecimento;

– Equilibrando e regularizando naturalmente todas as funções orgânicas de uma maneira natural e sem efeitos colaterais, promovendo saúde e um astral extraordinário.

Se eu tivesse que resumir: a aeroionizacao é revitalizadora, estimulante, tonificadora e equilibradora. Ela permite a boa adaptação de nossa fisiologia às dificuldades da vida moderna.

Perdemos o nosso contato com nossas sensações sutis, infelizmente. Mas temos a sorte de ter à nossa disposição os ensinamentos dos Rishis (sábios). Esses antigos sábios falavam de “prana”, porque não podiam falar em composição química ou física. Mas eles podiam sentir e sentiram em seus próprios corpos os benéficios de uma respiração ampliada.

Agora é a nossa vez. Vamos respirar numa atmosfera rica em íons negativos já que eles são catalisadores biológicos e fonte natural de vitalidade.

Respire o ar do mar…

(*) http://www.oxia.com

(**) prana: somatória de todas as energias contidas no universo