Como guardar os alimentos na geladeira

por Jocelem Salgado

Após sair do supermercado a primeira coisa que fazemos ao chegar em casa é guardar  os alimentos. No entanto, muitas vezes surgem dúvidas de onde e como deve ser realizado o armazenamento dos mesmos para uma maior conservação.

Continua após publicidade

Apesar de parecer simples, essa dúvida é muito comum e o conhecimento a respeito desse tema é de grande importância para evitarmos tanto o desperdício como a perda nutricional dos alimentos. Diante disso, hoje irei dar várias dicas de como você pode armazenar seus alimentos para conservá-los por mais tempo.

Quando nos referimos ao armazenamento dentro da geladeira, a temperatura de refrigeração é um ponto-chave!

Como exemplo dessa influência, temos que um alimento quando armazenado à temperatura de 5ºC, temperatura comum de refrigeração, pode ser conservado por até 5 dias. Já se este for armazenado a 15ºC poderá deteriorar-se em menos de 24 horas.

Muitos alimentos quando são abertos, mesmo estando dentro do prazo de validade, devem ser consumidos em poucos dias ou devem ser conservados em outro recipiente.

Continua após publicidade

Nos dias de calor intenso a atenção deve ser redobrada com os alimentos, pois nessa época do ano a chance de intoxicação alimentar causada pela má qualidade dos mesmos aumenta consideravelmente. Diante disso, algumas dicas devem ser seguidas.

O primeiro passo para o bom armazenamento dos alimentos é ter em mente que, a maior parte das coisas que entra na geladeira deve ser higienizada, ou seja, lavadas de acordo com o tipo (garrafas, embalagens em geral etc), pois não sabemos por onde aquelas embalagens passaram.

Tendo isso em mente, passamos para o entendimento da geladeira. O resfriamento dentro da geladeira varia de acordo com o local, a temperatura de refrigeração deve variar de 0 a 7ºC para ser eficiente. O congelador é a parte mais fria devendo apresentar temperatura igual ou inferior a – 18ºC para que haja o congelamento completo do alimento armazenado e seja cessada tanto a atividade microbiológica quanto a atividade enzimática.

Continua após publicidade

As partes seguintes, mais próximas ao congelador tendem a ser mais frias que as partes mais de baixo, das gavetas e porta. Assim avaliando quais alimentos necessitam de maior resfriamento, é que se vai posicionando-os corretamente.

Como as duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas do equipamento, são nesses compartimentos que devem ser armazenados os alimentos mais perecíveis: em primeiro lugar os lácteos como leite, iogurtes, queijos, manteiga. Em seguida, embalagens abertas de sucos, geleias, doces prontos como pudins, manjares etc.

Nas prateleiras de baixo, armazene alimentos prontos como legumes cozidos e sobras devidamente guardadas em potes de vidro ou louça. Livre-se dos tão utilizados potes de plásticos. Eles liberam toxinas altamente prejudiciais ao organismo, como o bisfenol-A, capaz de provocar desordens no sistema reprodutivo, obesidade, desenvolvimento de câncer como o de mama e o de próstata. Este também é o local em que devem ser armazenados os ovos, que devem permanecer em sua embalagem original higienizada e no fundo da prateleira. O ideal é não armazenar os ovos na porta da geladeira, isso porque, este local apresenta variação de temperatura muito grande por ser aberto constantemente o que pode levar à proliferação de micro-organismos indesejados nos ovos. Outro fato interessante e que muitas vezes praticamos erroneamente é a lavagem dos ovos. Os ovos não devem ser lavados. Sua casca é bastante porosa e, se houver sujidades, elas podem se deslocar mais facilmente para dentro do conteúdo do ovo.

Acima dos gavetões é a área ideal para colocar garrafas pets, além de frutas diversas, pois este local apresenta uma temperatura não muito baixa, o que é ideal para esse tipo de alimento.

Dentro dos gavetões, armazene hortaliças (verduras e legumes). Como este local é um dos menos refrigerados, é ideal para esses alimentos, já que os mesmos são muito sensíveis às temperaturas muito baixas, pois podem “queimar” e estragar mais fácil.

Para um maior tempo de conservação das frutas e hortaliças, uma dica importante é não lavá-las antes do armazenamento. A higienização correta das mesmas deve ser feita somente antes de serem consumidas. Se esses alimentos são lavados, a umidade aumenta e com isso a proliferação de micro-organismos pode aumentar, provocando consequentemente uma deterioração mais rápida.

Sempre existe muita dúvida a respeito do que pode ou não ser armazenado na porta do refrigerador, já que este é o local onde se perde mais temperatura, como já mencionado anteriormente. O que se pode guardar na porta da geladeira sem medo de perdas são sucos, chás, bebidas leves, refrigerantes, garrafas abertas, potes de molho e geleia, assim como alimentos pré-cozidos. Estes são os itens ideais para armazenagem naquele local.

E se você não consumiu totalmente algum alimento em conserva que estavam dentro de latas, não cometa o erro de armazená-las na geladeira. Ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode entrar em contato com a lata e se tornar tóxico. Portanto, retire sempre o produto da lata e coloque em um pote de vidro ou cerâmica para então conservá-lo na geladeira. Ainda, não coloque um recipiente muito junto do outro. Permita que o ar frio circule entre eles, isso melhora a conservação.

No congelador, armazene alimentos crus e preparados que serão utilizados em um curto período de tempo. Isso porque o congelador da geladeira é diferente do freezer. Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0ºC a 4ºC. O freezer congela a – 18ºC ou menos e, quanto mais baixa a temperatura maior a garantia de que o alimento não desenvolverá fungos e bactérias e de que irá manter suas características nutricionais. Por isso, no freezer podem ser armazenados alimentos crus e preparados por mais tempo.

Antes de congelar um alimento, este deve ser colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível do ar. Preferencialmente, deve-se etiquetar com o nome da preparação ou produto e data do congelamento. Outra dica válida é armazenar em pequenas porções. No entanto, não são todos os alimentos que podem ser congelados. Alimentos como ovo com casca, maionese, batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados são alguns exemplos.

O tempo de armazenamento de alguns alimentos refrigerados varia:

– Vísceras e carne moída de 2 a 3 dias
– Peixes de 1 a 2 dias
– Ovos de 10 a 30 dias
– Carne fresca de 4 a 5 dias
– Leite pasteurizado depois de aberto de 2 a 3 dias