Como o cérebro influencia o ato sexual?

por Marta Relvas

O cérebro influencia diretamente no restante do corpo durante o ato sexual quando as estruturas como hipocampo, hipotálamo, amigdala cerebral e o córtex  são ativadas durante a geração e expressão de comportamentos de natureza emocional/sexual.

Continua após publicidade

 A interação entre os mecanismos neurais relacionados ao comportamento sexual pode explicar como as influências psíquicas afetam o desempenho sexual e vice-versa. Ou seja, o desempenho sexual altera emocionalmente o indivíduo. Importante destacar que as bases fisiológicas do comportamento sexual pode facilitar a compreensão das motivações sexuais da espécie humana.    

O ato sexual pode ser considerado agradável ou dar prazer, devido à ativação de neurônios de dopamina no núcleo accumbens. Atua como um estimulante liberador de um hormônio denominado ocitocina na mulher e a vasopresina no homem, ambos atuam nos estímulos do prazer e aumentam a capacidade de vasoconstrição e dilatação dos órgãos sexuais, provocando uma irrigação sanguínea na região genital,  resultando a ereção do pênis e ou clitóris.  

Dica

Para que esses processos aconteçam os estímulos que permeiam os sentidos deverão ser ajustados com a emoção dos parceiros, afinal de contas o sexo precisa ser bom para os envolvidos.

Continua após publicidade