Buscar felicidade pode se tornar um castigo

por Luiz Alberto Py

Adoro viver e sei que sou feliz.

Continua após publicidade

Minha felicidade nasce da percepção de que ela é interna e imediata, portanto de que não depende de situações ou de acontecimentos, mas da minha forma de conviver com eles.

Sei que a vida é sofrimento e saber disso me conforta quando estou sofrendo, porque me sinto igual a todo mundo em vez de me sentir perseguido pelo destino.

Precisamos ser capazes de conviver com o sofrimento e com todas as dificuldades de nossa vida sem perder o rumo da felicidade.

Felicidade no momento presente

Continua após publicidade

Quando associamos realização pessoal com felicidade, colocamos esta no futuro, pois o sucesso, ou nossas metas e objetivos ficam visualizados em nosso porvir. Uma vez que seja construída alguma formulação como: "Eu serei feliz quando…", ou "No dia em que eu conseguir (…) então serei feliz", estamos pondo nossa felicidade fora do alcance do momento presente. Estaremos quase que proibidos de nos sentirmos felizes enquanto não obtivermos o sucesso proposto. Isso funciona como uma espécie de castigo temporário que nos constrange, determinando que não poderemos saborear o sentimento de felicidade enquanto não cumprirmos determinada meta ou compromisso assumido com nós mesmos.