Autoengano é a adoção de certezas absolutas

por Luiz Alberto Py

Acho que quem é capaz de mentir para si mesmo pode praticar qualquer mal, pois justifica seus sentimentos de ódio, inveja, ganância etc.

Continua após publicidade

Quando engana a si mesma a pessoa aniquila os preceitos morais que fazem de um ser humano uma pessoa respeitável. Uma das piores formas de autoengano é a adoção de certezas absolutas.

Por acharem que estão com a razão, pessoas assim se permitem qualquer ato de crueldade ou de desonestidade. As pessoas que não duvidam de suas certezas são capazes de todas as atrocidades, desde absurdas guerras religiosas, passando por campos de concentração, até os black blocs.

E quando detêm algum poder, de porteiros a governadores, cometem todo tipo de arbitrariedades. Criminosos assim nunca se consideram canalhas.

O sentimento de certeza é o grande inimigo do verdadeiro conhecimento. Conhecimento é um processo em andamento, uma viagem e não uma chegada. As pessoas que moveram a humanidade para adiante, foram as que cultivaram dúvidas e criticaram as verdades estabelecidas. Uma das poucas coisas que se pode saber com certeza é a profundidade da própria ignorância.

Continua após publicidade