Sob pressão: como manter a performance?

por Roberto Shinyashiki

Dois mil e dezesseis foi um ano desafiador e difícil para a economia brasileira e para a maioria das empresas. A crise econômica que assolou o país tem provocado uma série de fechamentos de postos de trabalho. Em época de baixos resultados e de poucas oportunidades, a pressão no trabalho aumenta e os profissionais precisam agir com determinação para conseguir manter a performance sob muita pressão.

Continua após publicidade

O profissional precisa se blindar. Mas o que é blindagem? É a capacidade de não deixar os fatores externos perturbarem e alterarem a sua performance, ou seja, seu foco no resultado. É preciso ter foco no que está fazendo, principalmente no resultado.

É hora de deixar o pessimismo de lado. Sempre digo que é muito importante manter a qualidade da nossa performance e a motivação, que é a qualidade do nosso motivo. Precisamos ter muito claro o que estamos fazendo. Para se manter motivado, mesmo em um ambiente adverso, pense em alguma meta que você quer alcançar. Isso fará com que você se mantenha motivado.

O profissional com alta performance é focado totalmente, tem concentração e muito brilho nos olhos. Quanto mais pesado for o momento que estamos vivendo, maior é a oportunidade para mostrar as competências.

Mas o melhor de tudo para alcançar a alta performance, é ter uma força interior tão grande que lhe permita analisar, decidir e agir com clareza independentemente da pressão que estiver sofrendo. Portanto, para estar em estado de alta performance, você tem de ter controle mental, acima de tudo.

Continua após publicidade

A felicidade profissional nada mais é que ajudar os outros a serem felizes. A diferença entre os que encontram a felicidade profissional e aqueles que não dão em nada, é que os vencedores procuram trabalhar suas dificuldades, enquanto os perdedores só vivem contra o mundo, contra todos.

A felicidade profissional é como o vento: não existe bom ou ruim, as pessoas é que buscam desculpas para o fracasso. A forma como lidamos com os problemas é uma escolha nossa, assim como a felicidade profissional.