Será que você vive um amor real?

por Tatiana Ades

Infelizmente, perdemos o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu aos 91 anos de idade, ainda muito lúcido e coerente.

Continua após publicidade

Bauman nos trouxe pensamentos incríveis sobre amor, sociedade, sexo e cultura.

Ele afirmava que hoje em dia nada é sólido, os amores são líquidos, assim como as relações de amizade, trabalho, valores e sociedade.

Ele trouxe uma voz revolucionária e importante para nos fazer pensar e repensar o nosso próprio conceito de amar, ser amado, fazer sexo e fazer amor.

Bauman esteve comigo no consultório por diversos anos, metaforicamente falando, cada vez que eu via mais uma pessoa chorando por falta de amor real, lealdade, fidelidade e romantismo.

Continua após publicidade

Presenciei essa sociedade líquida e escassa, que ele tanto falava, em olhares desesperados, em busca por sexo em troca de carinho, por separações catastróficas.
Muitas pessoas, e foram várias, afirmaram não acreditar mais no amor, alegando que o amor real seria coisa de filme. Em certo ponto elas estão certas. Não temos mais em nossa época, amores românticos onde existe a conquista. Não há mais a espera, o esforço, a base sólida da construção familiar.

De todo modo, é preciso saber que, mesmo em tempos de guerra, flores ainda existem.

Afinal, se tantas pessoas estão chorando acerca desse “amor perdido”, tais pessoas ainda sentem a nostalgia e a vontade de resgatar um amor antigo, ou seja, um modo de amar menos fútil e mais valorizado.

Continua após publicidade

As épocas passam e os acontecimentos sempre trazem consequências, sejam elas positivas ou não.

Acredito que os tempos mudarão, em breve essa consciência coletiva fará com que o amor seja visto com maior dedicação, afinco e consideração.

Muitas vezes é preciso um tempo de caos para renascer valores e conceitos morais.

E quando falamos em amor real, afinal que tipo de amor é esse?

Bom, ele é tão especial que virou raridade. Encontrá-lo nos dias de hoje é como achar uma obra de arte.

Estamos falando de respeito, troca, construção, paciência, conquista, amizade e lealdade.

E sabemos que ele vale a pena, ainda existe e assim como uma planta, precisa ser regado todo dia para não morrer.