Você sabe mesmo aplicar o protetor solar?

por Sônia Corazza

Verão, férias, praia, piscina… Tudo de bom! Mas é necessário tomar muito cuidado com a  radiação solar para quem mora no Brasil.

Continua após publicidade

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei),coordenada pelo professor Marcelo de Paula Corrêa, constatou que a radiação ultravioleta (UV) no nosso país é bem maior do que se supunha.

Isso significa restringir ainda mais os horários de exposição ao sol e caprichar na proteção com cremes e loções solares. Lembre-se que segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o  tipo de câncer mais incidente no ano passado foi o de pele,  não melanoma (175.760 casos novos, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres), que corresponde a 29% do total  entre todos os tipos de câncer. Isso é muito sério!

Oito dicas que salvam:

– Aplique o protetor solar abundantemente ANTES da exposição ao sol, não na hora que já estiver na praia ou piscina. Use tanto em adultos como em crianças o protetor com FPS 30 –  Fator de Proteção Solar. 

Continua após publicidade

– Reaplique o protetor solar a cada duas horas, pois sua pele remove o que foi aplicado através da sudorese e produção constante de gordura, deixando você desprotegida.

– Couro cabeludo também é pele, escolha um protetor solar em spray e aplique nessa região abundantemente antes de colocar o chapéu ou boné.

– A cada mergulho, se possível, tome uma chuveirada, seque a pele e reaplique o protetor solar.

Continua após publicidade

– Fique de olho nas crianças e reforce a proteção mais intensivamente. Os danos acumulados na pele desde a mais tenra infância podem ser extremamente danosos na vida adulta. Para as crianças existe um protetor solar específico – linha em infantil – que só contém filtros solares físicos/nada de filtro solar químico.  

– Todos os tons e tipos de pele precisam de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas adequadas.

– Evite o sol entre 9 horas e 16 horas, mas evitar MESMO! Acorde cedo e aproveite as primeiras horas da manhã. Depois fique longe do sol e só  volte no final da tarde.

– Adote uma alimentação mais natural, rica em vegetais, frutas e verduras alaranjados, vermelhos ou verde-escuros que contêm carotenoides e ajudam na proteção natural da pele.

E boas férias!