Por que certas mães não gostam dos filhos?

por Tatiana Ades

Dizem que o amor de mãe é o maior do mundo, o mais forte e soberano, é incondicional.

Continua após publicidade

Grande parte das mães realmente sente esse tipo de afeto, mas infelizmente existem mães que não gostam de seus filhos, até mesmo odeiam… Um comportamento difícil de entender, já que vinculamos sempre o amor materno como algo instintivo.

Alguns transtornos de personalidade podem tornar uma mãe a pior inimiga de seus filhos. Vamos a eles:

Transtorno de personalidade narcisista

A pessoa com esse transtorno é muito egoica e autocentrada. Se pensarmos numa mãe com esse transtorno, ela não possui empatia com seus filhos, pelo contrário, eles são apenas objetos dela. Essa mãe quer que eles sejam iguais a ela ou aquilo que ela não conseguiu ser. Esses filhos não podem manifestar seus reais sentimentos: não são ouvidos e aceitos. Essa relação traz aos filhos muita sensação de culpa, pois essa mãe usa de muita chantagem emocional, rigidez e falta de afeto.

Continua após publicidade

Transtorno de personalidade borderline

A mãe com esse transtorno está sempre no limite, ou seja, age com muita impulsividade, crises de raiva, egocentrismo e chantagem emocional. Porém, ao contrário da narcisista, ela sente culpa após um ato contra o filho.

Os filhos dessas mães podem repetir padrões de comportamento da mesma; sendo futuros adultos sem limites, com enorme sensação de abandono, usuários de drogas e codependentes no amor.

Continua após publicidade

Conviver com essa mãe, poderá trazer ao filho a sensação de medo constante, uma vez que ela estará sempre instável, exigindo afeto, muitas vezes atacando verbalmente ou fisicamente, tendo crises de ira com possíveis namorados(as) desses filhos. Essas mães costumam trocar sempre de parceiros, têm crises depressivas por causa de abandonos e uma insatisfação constante.

Síndrome de Munchausen by proxy

Essa síndrome, muito séria e nada divulgada no Brasil, afeta as mulheres e pode causar a morte dos filhos.

Essa síndrome faz a mulher sentir-se com uma necessidade incontrolável de ter atenção de médicos, enfermeiras e pessoas em geral. Para ter acesso a esse excesso de atenção, ela envenena aos poucos seu próprio filho, levando-o diversas vezes ao hospital e se mostrando sempre muito preocupada e desesperada pela "doença" do filho. Essas crianças geralmente passam enorme parte de suas vidas fazendo exames, indo a hospitais, acreditando que são doentes, quando na verdade, são totalmente saudáveis.

Nos EUA, essa síndrome é levada muito a sério e toda equipe de um hospital tem conhecimento sobre ela e fica muito atenta a crianças que aparecem diversas vezes sem um diagnóstico preciso.

Sociopata

Um sociopata não sente empatia por ninguém, quando menos por um filho. Há neles muitas vezes uma necessidade de sadismo e muito controle.

Mães sociopatas transformam seus filhos em prisioneiros do seu próprio lar, atacam-os verbalmente, fisicamente e emocionalmente.

Podem acorrentar um filho, machucá-lo com socos ou palavras malvadas e certamente esses filhos crescerão traumatizados, muitas vezes por uma vida inteira.

Sintomas de uma criança abusada:

– fica isolada em sala de aula;
– se mostra muito quieta e nervosa;
– tem crises de ansiedade;
– depressiva;
– agressiva com colegas.

É muito importante observar e saber quando o mal está vindo do próprio lar.

Nesse caso: denuncie!