Pedalar após malhar compromete o treino da musculação?

por Milena Liste 

"Depois de malhar pesado, tenho que pedalar bastante para chegar em casa. Essa pedalada compromete o resultado do meu treino? Eu sinto que o sangue vai todo para as pernas, sinto como se não tivesse treinado os membros superiores."

Continua após publicidade

Resposta: Para poder responder à sua pergunta, vou te explicar em que consiste o objetivo de um treinamento. 

Basicamente, o treinamento se divide em duas partes:

1ª) Para o sistema cardiovascular

São atividades aeróbicas como correr, nadar, pedalar ou dançar, as quais utilizam mais de 70% da massa muscular e são atividades cíclicas ou repetitivas.

Continua após publicidade

Objetivo: o principal é condicionar o coração, pulmão e artérias e veias do corpo, através da utilização do açúcar e gordura do sangue.

Se realizarmos numa intensidade baixa a moderada, caracteriza-se pelo metabolismo aeróbico, isto é, utiliza gordura como fonte de energia. Se realizarmos numa intensidade alta, caracteriza-se pelo metabolismo anaeróbico, onde a principal fonte de energia é o açúcar e produz lactato, causando fadiga e cansaço com batimentos cardíacos acelerados.

2ª) Para o sistema musculoesquelético ou neuromuscular

Continua após publicidade

Atividades como musculação, ginástica localizada, treinamento funcional voltado para exercícios musculares de membros superiores ou inferiores.

Objetivo: hipertrofia muscular, resistência muscular, força muscular e potência muscular.

Um tipo de treinamento não interfere no outro. Se você for realizar musculação e depois pedalar rápido ou forte, o máximo que irá acontecer e você perder peso pelo gasto calórico da pedalada, mas não irá interferir na hipertrofia muscular dos braços ou pernas exercitados na musculação.
 

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.