Você sabe quais são os três pilares da longevidade?

Da Redação

Para ter melhor qualidade de vida é preciso aliar alimentação equilibrada a exercícios físicos, certo? Sim. Mas, além disso, outro fator fundamental para um estilo de vida saudável às vezes é esquecido: uma boa noite de sono.

Continua após publicidade

Segundo estudo¹divulgado, “a privação parcial do sono causa mudanças significativas em dois importantes mecanismos de regulação da função cardiovascular, que têm grande impacto no desenvolvimento de doenças do coração”. Quem dorme menos que 5 horas por dia tem um risco maior de apresentar algum problema relacionado ao órgão, segundo o estudo.

Para o cardiologista Marcelo Bertolami, os chamados “Pilares da Longevidade” devem fazer parte da rotina de todos. “Praticar esporte, se exercitar, ter uma alimentação equilibrada e dormir a quantidade certa para o seu organismo é indispensável para quem busca melhorar a qualidade de vida”.

A alimentação equilibrada fornece ao corpo os nutrientes importantes para o melhor desempenho nos exercícios físicos. E, além disso, o descanso adequado também deve ser considerado para o bem-estar individual: “Muitas pessoas passam diariamente por situações estressantes e não percebem. Preocupações diárias com problemas pessoais, excesso de trabalho e outras causas podem desencadear reações no organismo. Sem dúvida, é muito importante descansar bem à noite para a mente estar boa no dia seguinte”, completa. Por isso, concentre-se em melhorar cada um destes três itens abaixo.

Os três pilares da longevidade   

Continua após publicidade

Exercite-se

O sedentarismo tem sido considerado um grande problema de saúde pública, pois pode causar implicações na saúde do coração. Portanto, pratique exercícios físicos. O que inclui andar na rua, subir escada, fazer trabalhos físicos domésticos, fazer práticas físicas de lazer. Lembre-se: procure sempre a orientação de um professor de Educação Física.

Durma bem

Continua após publicidade

É cada vez mais comum as pessoas se privarem parcialmente do sono durante a semana, tentando recuperá-lo nos fins de semana. Essa prática pode fazer mal à saúde, causando irritabilidade e dificuldade de concentração. Por isso, para que seu dia seja mais produtivo, você precisa de uma quantidade adequada de sono. Uma noite maldormida pode afetar negativamente a sua saúde e atrapalhar a busca por um estilo de vida saudável.

Foco na alimentação

Uma alimentação balanceada traz diversos benefícios para a saúde. Aumentar a variedade de frutas, verduras e legumes nas refeições ajuda a sair da monotonia e deixa qualquer prato mais colorido (saudável) e nutritivo. Por fim, não é preciso restringir nenhum tipo de alimento do dia a dia, inclusive as gorduras. Com moderação, as gorduras boas exercem um papel importante na saúde, inclusive na saúde do coração. Elas estão presentes em peixes, castanhas, além de óleos vegetais e produtos feitos à base deles. Para quem tem colesterol elevado, o consumo de *fitoesterois, presentes em alguns cremes vegetais, também pode ser uma estratégia para manter o colesterol dentro dos parâmetros adequados, por meio da alimentação.

Estudo

Estudo da Universidade de Cambridge comprova: hábitos como comer frutas, verduras e fazer atividade física prolongavam a vida em até 14 anos.

* Fitoesterois: encontrados em alimentos de origem vegetal, os fitoesterois podem ser mais um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, e, quando ingeridos, ajudam a reduzir significativamente o nível de colesterol ruim no sangue (LDL), evitando entupimento dos vasos sanguíneos.  Entre as principais fontes de fitoesterois estão as amêndoas, nozes, amendoins, sementes de girassol, milho, feijões, sementes de girassol, soja, canola, óleos vegetais, além de frutas como o abacate, verduras e legumes. Fonte Pfizer.