Como aliar exercícios que exigem uso de força aos aeróbicos?

por Simone Sarti

"Mas isso sem gerar desgaste físico. Por exemplo: treino pesado de musculação aliado ao spinning. Como devo fazer? Os dois no mesmo dia? Alternar os dias? E como fica o dia de descanso?"

Continua após publicidade

Resposta: Os estudos relacionados a esse tipo de treinamento, trabalho conjunto de força e endurance, mostraram uma diminuição da força e da potência muscular e não houve modificação na capacidade aeróbia dos indivíduos.

Os estudos sugerem que o exercício aeróbio realizado préviamente, causaria uma fadiga residual. O desgaste energético de uma sessão de aeróbio atrapalharia a realização dos exercícios de força na intensidade e volume adequados, muito provavelmente por uma diminuição da disponibilidade de “combustível”, principalmente o glicogênio.

Num treinamento moderado essa diminuição não vem a ser significativa, portanto não haveria problemas em fazer os dois tipos de trabalho numa mesma sessão de treinamento. Nesse caso dê prioridade ao seu principal objetivo.

Já quando o treinamento é intenso é recomendável que haja uma certa distância entre os dois (treinamento aeróbio/treinamento de força).

Continua após publicidade

Eles podem ser feitos em períodos diferentes, de manhã e outro à tarde ou noite – pelo menos duas horas antes do horário de dormir),deixando um dia de intervalo. Ex : de manhã, aeróbio e à tarde força, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Pode ser em dias alternados. Ex: segunda-feira, o aeróbio, terça, o de força, quarta, o aeróbio e assim por diante, até sexta-feira. Se o descanso no final de semana não for suficiente, pode haver um intervalo também na quarta-feira. Se nenhuma dessas formas for viável, é possível fazer os dois treinos numa mesma sessão optando pelo treino de força em primeiro lugar.