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Tempos de crise: aumente sua produtividade e dê uma guinada

Roberto Shinyashiki 15/02/2017 COMPORTAMENTO
Tempos de crise: aumente sua produtividade e dê uma guinada
Fonte: imagem Pixabay
Se organizar para trabalhar pode até duplicar sua produtividade

por Roberto Shinyashiki

Pessoas produtivas, sem dúvida alguma, conseguem ser mais organizadas. Elas sabem definir a melhor forma de investir o seu tempo e descartam rapidamente aquilo que não agrega.

Em tempos de crise, aumentar a produtividade é a forma mais eficiente de dar uma guinada na vida profissional, já que estamos diante de um cenário desfavorável e pouco promissor para os próximos meses. Porém, é preciso ter cuidados, principalmente para não tirar o foco do que realmente é importante e não perder tempo com que o não acrescenta em nada.

Temos muitos ladrões de tempo e uma das maiores loucuras que a gente comete, é querer fazer tudo ao mesmo tempo. É fundamental criar o hábito de analisar o que realmente é importante na vida.

Organize o seu tempo. Uma vez, durante um curso, aprendi que devemos esvaziar diariamente o nosso cérebro. Uma das coisas que mais destroem a nossa produtividade é quando aquele monte de coisas fica martelando na nossa cabeça e a gente não consegue se organizar para resolver. Não carregue isso. Todo dia depois do expediente do trabalho descarregue o seu cérebro. Comece fazendo uma lista com tudo que está na sua cabeça, pelo menos para conseguir descansar e ter uma noite de sono tranquila. Se isso não for feito, uma coisa é garantida: você terá uma noite de preocupação. Organize as pendências, delegue tarefas e estabeleça prioridades de acordo com a ordem de importância. Geralmente, gastamos uma boa parte do nosso dia resolvendo crises que a gente deixou acontecer.

Crie rituais. Eles são fundamentais para aumentar a produtividade. Estabeleça horários para fazer atividade física, ler um livro e até mesmo rezar. Isso ajuda a definir como será o dia. Quando terminar o trabalho, faça uma avaliação da sua lista, avalie se tudo que foi programado realmente foi executado e sinalize o que faltou, para ser colocado na lista do dia seguinte. Quando esses novos hábitos fizerem parte da sua rotina, você irá perceber que a sua produtividade duplicou. Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.




TAGS :

    trabalho, produtividade, crise, shinyashiki

Roberto Shinyashiki

É médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e autor de 12 títulos, entre eles o lançamento “Tudo ou Nada”, “Heróis de Verdade”, “Amar pode dar certo”, “O sucesso é ser feliz” e “A carícia essencial”. Mais informações: www.shinyashiki.com.br



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