Estágio: como elencar pontos positivos e negativos na entrevista?

por Roberto Santos   

"Meu objetivo profissional é uma vaga de estágio na área de Direito. Como me comportar no momento da entrevista? O que os selecionadores querem ouvir de alguém que busca uma oportunidade de estágio? Posso dizer que sou insegura para realizar tarefas na qual eu não tenho muito conhecimento como ponto negativo? Desde já agradeço a atenção e aguardo respostas. Obrigada."

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Resposta: A consulta sobre pontos positivos e negativos a serem abordados em entrevistas de seleção, é uma das mais comuns que recebo nesses anos de colaboração com esta coluna e se baseia em boa parte na crença de que o que falamos ao selecionador será determinante na decisão de seleção e, talvez, para maus selecionadores isso seja verdade. Porém, uma entrevista de seleção de qualidade deveria pedir para o candidato relatar experiências de trabalho e fora dele, no caso de estagiários, relacionadas ao conteúdo e contexto do cargo para o qual se está recrutando.

As respostas sobre pontos positivos e negativos podem ser pura invenção e portanto de valor questionável. Uma entrevista eficaz deve complementar a pergunta sobre estes pontos com pedido de exemplos sobre como os dois lados se manifestam. Por exemplo, o candidato que diz que seu ponto forte é que "gosta de desafios" deveria ser solicitado a dar exemplos dos últimos desafios que assumiu em seu trabalho… e não vale dizer que entrou numa competição de videogame.

Da perspectiva do candidato, em linha com outras respostas que já dei a consultas semelhantes nesta coluna, os critérios para elencar os pontos positivos e negativos incluem: serem verdadeiros e embasados em exemplos concretos do que é reconhecido por outras pessoas relevantes como ponto forte ou oportunidade de desenvolvimento. Nessa linha então, o que reforça algo como fortaleza ou fraqueza no mundo do trabalho é o feedback que recebemos, pois estes poderiam até ser comprovados em uma checagem de referências.

O maior receio, contudo, da maioria dos candidatos, é se e o que falar sobre os pontos fracos. Os tradicionais defeitos como "sou perfeccionista" ou "sou workaholic" já não colam mais – já viraram piada no mundo de selecionadores. A opção de evadir-se dessa pergunta tende a gerar dois perigos para os candidatos pela conclusão do entrevistador: esse candidato tem algum problema sério que está escondendo ou o candidato não tem autoconhecimento e preocupação com seu desenvolvimento – e ambos tendem a ter efeito mais danoso do que compartilhar algo que se tem consciência que podemos e estamos trabalhando para desenvolver.

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Estágio: pontos positivos e negativos

Indo agora direto a seu ponto sobre pontos positivos e negativos para processo seletivo de programa de estágio, considerando que ainda não se tem uma experiência profissional ou ela não é relevante, o que um bom selecionador deveria explorar é o potencial dos candidatos para demonstrar os atributos comportamentais esperados para atuação numa função ou departamento. Como a referência profissional ainda é restrita ou nula, as perguntas deverão abordar as atitudes no ambiente educacional e social – aspectos como iniciativas para liderar e/ou apresentar projetos/trabalhos nos grupos, responsabilidade no cumprimento dos compromissos, planejamento das atividades, resultados acadêmicos etc são indicativos de potencial para aplicar as mesmas competências no meio profissional.

Especificamente, o ponto que você exemplificou como seu ponto fraco – "insegura para realizar tarefas na qual eu não tenho muito conhecimento" – mostra-se genuíno e poderia ser transformado em um ponto positivo se complementado com algo como – "…por isso, sempre procuro ler e estudar sobre os assuntos que vou ter que tratar para diminuir esta sensação de insegurança…" Que tal?

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Boa sorte!