Conheça o poder do suco rosa: sua base é a beterraba e a laranja

por Jocelem Salgado

Quando falamos em alimentação saudável, a onda da vez é utilizar uma mistura de frutas e verduras para turbinar o metabolismo e promover uma desintoxicação do organismo. Por isso, o popular “suco verde”, à base de couve e folhas verdes escuras, conquistou lugar na mesa de muitos consumidores e famosos preocupados com a relação entre a dieta e saúde.

Continua após publicidade

Recentemente, o suco verde ganhou um concorrente: o suco rosa. A onda da vez é uma nova combinação de sabores de coloração cor-de-rosa. Essa bebida de coloração extremamente atrativa já é febre na Europa e promete tomar o lugar do suco verde na mesa do consumidor brasileiro.

O suco rosa é basicamente uma mistura de beterraba crua com laranja, mas você pode incrementá-lo de acordo com o seu paladar colocando frutas como melancia, morango e também alimentos termogênicos como o gengibre. Essa combinação ganhou destaque após ser comprovado em um estudo publicado no Journal of Applied Physiology que o consumo do suco rosa melhora em até 10% o desempenho físico e também pode colaborar na recuperação dos músculos.  E o mérito desse benefício é todo da beterraba! Sua raiz possui uma substância que estimula a produção de óxido nítrico no organismo diminuindo assim a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo.
 
Quando o exercício é realizado em uma condição de baixo teor de oxigênio conhecida como hipóxia, o músculo fica com função reduzida para tolerá-lo. Evidências científicas comprovaram que a ingestão de suco da raiz de beterraba reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício em indivíduos saudáveis que praticavam exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável. Outro estudo demonstrou que o consumo de suco da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída de ciclistas.

A dica é: consumir o suco antes e após o treino. O suco rosa quando consumido até duas horas antes dos treinos, ajuda a espantar a exaustão e abraça a disposição. Já quando consumido após o treino, o suco auxilia tanto na recuperação muscular quanto na redução da fadiga.

E os benefícios não param por ai. A combinação da beterraba com a laranja, que é fonte de vitamina C, auxilia no combate aos radicais livres produzidos durante a prática do exercício físico. Além disso, o suco rosa é rico nos compostos chamados antocianinas que são poderosos antioxidantes que ajudam na proteção do organismo contra o excesso de radicais livres e também têm ação anti-inflamatória. As antocianinas também têm sido estudadas pela sua ação protetora no cérebro e na função cognitiva, prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Continua após publicidade

Em comparação com o suco verde, esta nova versão de sucos de cor-de-rosa são bem mais doces e geralmente mais agradáveis de consumir. De preparo simples, basta bater e tomar, é uma receita extremamente poderosa, que deve ser acoplada à sua dieta e consumida todos os dias para fornecer melhor efeito ao seu corpo.

Vale lembrar que é importante tomar o suco logo após sua preparação para não perder suas vitaminas.

Dica

Continua após publicidade

Evitem coar o suco para obter o máximo da quantidade de fibras. Essas ajudam a garantir saciedade, contribuem para o emagrecimento e auxiliam na função intestinal. Se você não tem tempo para preparar o suco, algumas empresas já fornecem o suco na forma de pó, para preparo instantâneo, e com as quantidades adequadas de ingredientes.
 
Mas é valido ressaltar que não basta tomar o suco rosa apenas uma vez na semana e também o consumo regular do suco deve estar associado à alimentação saudável e rotina de exercícios.

A base do suco rosa é sempre a beterraba, mas a receita é você quem faz de acordo com o seu paladar. Deixo aqui para vocês algumas sugestões de receitas de suco rosa:

Suco rosa 1

1 beterraba pequena, crua e fatiada
1/2 pote de iogurte natural desnatado
1/2 copo (100 ml) de água gelada
Suco de 1 laranja.
Bata tudo no liquidificador

Suco rosa 2

1 colher de sopa de beterraba crua
1 colher de sopa de semente de romã
1 colher de sopa de mirtilo fresco ou congelado
1 colher de sopa de folha de hortelã
50ml de suco de uva orgânico ou cranberry light
200ml de agua de coco
Bata tudo no liquidificador

* Termogênico:  que aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura