Dificuldade para aprender na escola

por Marta Relvas

Há inúmeras vertentes que podem levar o aluno a apresentar dificuldades de aprendizado tais como: problemas familiares, proposta do currículo escolar, capacitação do professor ou déficit cognitivo. Contudo, observa-se que os problemas mais notórios são nos campos do comportamento e da aprendizagem (memória, atenção, percepção, atividade motora, emoções e sociabilidade).

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A dificuldade de aprendizagem é quando a criança apresenta uma determinada limitação temporária em uma determinada ação. Essa dificuldade que esse indivíduo apresenta pode ser de uma maneira pontual, ou seja, demonstra uma dificuldade específica seja na escrita, leitura ou cálculos matemáticos. Ocorre uma discordância entre o cognitivo e o desempenho escolar. A dificuldade de aprendizagem pode estar ligada a uma disfunção no sistema nervoso central onde ocorrem falhas na interligação em várias regiões do cérebro que podem ser superadas ou agravadas dependendo de que forma esse indivíduo receberá estímulos externos para melhor consolidação da aprendizagem.

Tipos de dificuldade:

Dificuldade transitória em uma única área

Apesar de ser uma dificuldade pontual, se não superada, pode trazer dificuldades na aquisição de conhecimentos propostos. Quando o professor percebe que um aluno não está conseguindo assimilar determinado conteúdo, é importante que o professor desenvolva estratégias variadas, expondo o assunto de diferentes maneiras, até que seja possível a superação da dificuldade.

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 Dificuldade global

Envolve aspectos sociais, culturais e emocionais. A estrutura cognitiva encontra-se intacta. Pode ser causada por:

– transferência de escola na qual pode haver dificuldade da criança interagir com o grupo;

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– a metodologia e avaliação apresentada na escola;

– fuso horário atingindo o ciclo *cicardiano; 

– uso de medicamentos cujos efeitos colaterais interferem diretamente na aprendizagem.

Dificuldade neurológica

Envolve a área da educação especial/inclusiva. É importante não rotular esse aluno e sim avaliar sua funcionalidade nas diferentes áreas de conhecimentos.

Dificuldades de atenção e memória

Eem relação à atenção, o aluno não seleciona estímulos importantes, pois presta atenção em outros estímulos do ambiente.

Dificuldades emocionais

Processos psicológicos básicos, como a percepção, a memória e a atenção/concentração, estão diretamente ligados à aprendizagem. Esse individuo pode apresentar comportamentos de insegurança e baixa autoestima, outros podem apresentar sentimentos de raiva e afastamento das tarefas escolares.

“As crianças ao apresentarem uma determinada dificuldade e/ou transtorno não significa que tenham uma deficiência intelectual. (…) apresentam sua inteligência cognitiva intencional perfeita, apenas possuem ritmos de aprendizagem cognitiva (…) diferentes.” ( Marta Relvas – Sob o comando do cérebro p.174 )

*Ciclo circadiano:  relativo à duração de um dia ou de cerca de 24 horas; ou diz-se do processo rítmico que ocorre no organismo todos os dias mais ou menos à(s) mesma(s) hora(s), independentemente de fatores sincrônicos externos.