Afinal, chocolate faz bem à saúde?

por Joel Rennó Jr.

Muito lemos e ouvimos a respeito dos possíveis fatores positivos do consumo de chocolate à saúde.

Continua após publicidade

Tais efeitos são atribuídos aos flavonoides presentes no cacau (e também em frutas vermelhas) que teriam impacto na diminuição da pressão arterial, aumento do fluxo sanguíneo, vasodilatação e propriedades anti-inflamatórias, resultando em proteção cardiovascular e contra outras doenças. Outros efeitos seriam no papel antioxidante, o que poderia contribuir à diminuição da incidência de câncer.

O problema é que a produção de chocolate e o seu respectivo preparo varia muito entre os fabricantes e pode haver excesso de açúcar ou gordura saturada que fazem mal à saúde. E como pesar esses prós e contras então?

Na verdade, precisamos de trabalhos científicos de grande amostragem para comprovar ou não os efeitos benéficos do chocolate à saúde! E a resposta pode vir em breve através de um grande estudo a respeito do tema que vem sendo conduzido na prestigiada Universidade de Harvard nos EUA em idosos saudáveis. O nome do estudo é bem sugestivo da sua amplitude: Cosmos.

Talvez no futuro tenhamos cápsulas à base de flavonoides para proteção à saúde de pessoas acima de 50 anos de idade. Esse mesmo estudo também avalia se os multivitamínicos reduzem o câncer em mulheres uma vez que em homens parece haver uma diminuição de risco em torno de 8%.

Continua após publicidade

Mais informações: news.harvard.edu