Tenho medo de falar para minha filha de sete anos que ela é adotada

por Blenda de Oliveira

“Estou muito angustiada. Minha filha tem sete anos e não tenho coragem de falar para ela que é adotada. Tudo aconteceu quando ela tinha apenas três dias de vida. Ela chegou na minha vida me trazendo toda a luz da maternidade. Somente minha família sabe e a do meu marido não, pois moram em outra cidade. Meu marido é contra falarmos qualquer coisa. Não sei o que faço, pois ela é minha vida.”

Continua após publicidade

Resposta: O assunto é complexo, delicado e de extrema importância. A experiência mostra que não é a melhor saída esconder, não contar. No futuro ela irá saber e cobrará de vocês o fato de ter evitado contar-lhe algo absolutamente fundamental para qualquer ser humano: saber sobre suas origens e como veio ao mundo.
 
Sugiro que você e seu esposo procurem uma ajuda especializada – há psicólogos especializados em adoção -, conversem largamente e alinhem a forma de lidar com essa questão.

Quanto mais se evita enfrentar os fatos e suas realidades, mais esses fatos ganham enormes dimensões e as consequências de mantê-los em segredo podem ser mais difíceis que o próprio fato.

Confiem no amor dado por vocês é recebido por ela. Considerem outras alternativas, entre elas, revelar a verdade.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade