Sete dicas para não deixar as tarefas domésticas te consumir

Da Redação

1ª) Organize-se para lavar roupas de vestir duas vezes por semana e roupas de cama e banho uma vez por semana. Lavar as roupas apenas uma vez na semana, especialmente se for nos finais de semana, será mais cansativo, pois demandará mais tempo gasto na lavanderia.

Continua após publicidade

2ª) Utilize produtos práticos e eficientes para investir menos tempo na lavanderia e na limpeza da casa.

Produtos must have para quem mora sozinha e lava a própria roupa:

– sabão líquido: também pode ser usado para retirar manchas;

– amaciante de roupas;

Continua após publicidade

– saco de lavar peças íntimas e lenços antimanchas que permitem a mistura de cores ao lavar na máquina.

3ª) Caso tenha faxineira, faça uma lista das tarefas que ela tem de desenvolver, por mais que isso possa parecer básico ou elementar. Além disso, vale a pena investir tempo para explicar como você quer que as tarefas sejam feitas. Isso para que você possa ter a casa limpa e organizada do seu jeito, mesmo trabalhando fora o dia todo.

4ª) Caso não tenha faxineira, divida a limpeza da casa da seguinte forma:

Continua após publicidade

Um dia concentre-se num ambiente (faxina) e somente faça uma limpeza básica no restante. E assim sucessivamente, de forma que você não precise ficar o sábado todo faxinando a casa. Caso more num apartamento de cerca de 50m (quarto e sala), é possível mantê-lo limpo e organizado com apenas uma hora por dia investindo nos cuidados com a casa.

5ª) Todos os dias antes de dormir, faça uma ronda na casa recolhendo objetos perdidos e guarde-os no lugar. Assim você evita acúmulo de coisas espalhadas pela casa.

6ª) Da mesma forma, guarde de volta nos armários as roupas/sapatos que experimentou, mas não usou; alimentos cuja embalagem você abriu para comer e não comeu tudo.

7ª) Arrume sua cama pela manhã. Leva menos de cinco minutos e causa uma sensação de arrumação que faz muito bem para começar o dia.

Fonte: Ingrid Lisboa – personal organizer