Deixe sua pele bonita e saudável durante o outono

Da Redação

Chegou o outono, excelente oportunidade para realizar tratamentos cosmiátricos (procedimentos médicos), isso porque os índices mais baixos da radiação ultravioleta e o clima mais ameno facilitam a recuperação das intervenções e diminuem o risco de pigmentação secundária.

Continua após publicidade

A SBD também indica cuidados diários com a pele, imprescindíveis para atender as características e necessidades especiais de cada faixa etária. Não existe uma idade ideal para começar a cuidar da pele, nem regra de tratamento para cada idade, mas de um modo generalizado, a partir dos 25 anos, cuidados preventivos devem ser tomados, usando higienizador e agentes antioxidantes tópicos e eventualmente orais. O uso do protetor solar e outras medidas fotoprotetoras, diariamente, são recomendados.

Procedimentos sugeridos por dermatologistas para as estações do ano com temperaturas mais baixas:

Peeling

Procedimento dermatológico que promove uma descamação controlada da pele, com o intuito de melhorar a textura, rejuvenescer, amenizar a acne, manchas e cicatrizes. Pode ser superficial, médio ou profundo, de acordo com a análise da área a ser tratada e do tempo de recuperação que o paciente disponibiliza.

Continua após publicidade

Preenchimento facial

Age como uma espuma, conferindo volume e contorno ao rosto. A intenção é repor o que o rosto perdeu em áreas que mais sofrem com o envelhecimento. O procedimento é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente (têmporas, região abaixo dos olhos, lábios, bigode chinês, maçãs do rosto, contorno de mandíbula). Os materiais são reabsorvíveis pelo organismo, ou seja, os não definitivos, como o ácido hialurônico, são os mais seguros.

Microagulhamento ou skinneedling

Continua após publicidade

É uma técnica com diversas indicações, como rejuvenescimento, tratamento de manchas, estrias e alopecia – redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Busca estimular a derme com máxima preservação da epiderme, ou seja, mínimo trauma na camada superficial da pele (epiderme). Através do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, provoca microcanais na pele que promovem estímulos de neocolanogênese. Ou seja, desencadeia a liberação de mediadores capazes de estimular a derme a formar novo colágeno – proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele.

Toxina botulínica

A aplicação da toxina botulínica tipo A trata e previne as rugas de expressão, como aquelas linhas horizontais na testa, vincos entre as sobrancelhas e os “pés de galinha”, além de outras indicações como o tratamento do suor excessivo. Atua no relaxamento temporário da musculatura, suavizando a tensão facial. O procedimento é realizado no consultório médico, através da injeção do produto em pontos específicos da musculatura. O efeito final é conferido quinze dias após a aplicação e pode durar em média de quatro a seis meses.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte: os cuidados e procedimentos citados devem ser prescritos e/ou realizados por médicos dermatologistas. No consultório é possível observar os quesitos de biossegurança dos procedimentos. O conhecimento das técnicas de aplicação e da anatomia local também são fundamentais para o bem-estar e segurança do paciente.

Converse com seu médico dermatologista para saber que tipo de tratamento é mimagem Pixabay elhor indicado para você.