DESTAQUES

Fisioterapia possui papel importante em todas as fases da gestação

Juliana Prestes Mancuso 21/03/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fisioterapia possui papel importante em todas as fases da gestação
Fonte: imagem Pixabay
É comum durante a gestação surgirem dores nas pernas e nas costas

por Juliana Mancuso

Mudanças físicas e psicológicas marcam a mulher durante o período de gestação. Apesar de ser considerado um momento mágico para muitos, não tem como negar que, muitas vezes, essas mudanças vêm acompanhadas de deconfortos e limitações, que impedem a mulher de levar uma vida totalmente igual a que tinha antes. E após o parto, os cuidados com o bebê também exigem mais do corpo da mãe, que acrescentará novas atividades no seu cotidiano, como trocar fraldas e dar banho.

É comum durante a gestação surgirem dores nas pernas e nas costas, principalmente, quando acompanha um descondicionamento físico da mãe, causado por sedentarismo ou obesidade. Outro fator que pode resultar nas dores, é a realização de atividades onde se permanece muito tempo com as pernas para baixo, gerando dificuldade no sistema circulatório das pernas, provocando inchaço e dor. O ganho de peso também causa o tensionamento e dor na região lombar.

A fisioterapia na gravidez exerce um papel importante em cada fase da gestação; visa a promoção da saúde e do bem-estar da mulher. Os benefícios físicos para a mãe e o bebê são diversos, entre eles, a prevenção de algumas doenças comuns ao período, como a diabetes gestacional, diminuição de dores, cansaços e inchaços, refletindo na sua melhor qualidade de vida.

A fisioterapia pré-natal, por exemplo, prepara o corpo da mulher para dois momentos: o pré e o pós-parto, prevenindo, tratando e reabilitando possíveis disfunções, desconfortos, dores ou lesões. Assim, a fisioterapia oferece: exercícios de alongamento e fortalecimento de determinados músculos; exercícios aeróbicos; conscientização corporal; melhora na circulação sanguínea, correção da postura e exercícios de relaxamento. Como resultado, as futuras mamães sentem alívio durante momentos como cãimbras, inchaço, falta de ar e dores na coluna vertebral e na pélvis, além de ficar mais preparada para o parto.

* Região mais baixa da coluna perto da bacia




TAGS :

    fisioterapia, grávida, dor, costas, pernas

Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.