Tempos de crise: dicas para driblá-la

por Regina Wielenska

Imagine o seguinte: tua geladeira tem cebola, alface, alho e tomate. Está um dia frio, ninguém quer comer salada, mas o dinheiro está curto pra ir ao mercado. Você tem sobrando uma batata ou cenoura, ou uma lata de creme de leite? Refogue os temperos, liberando aromas, junte tudo que houver e faça uma sopa.

Continua após publicidade

Depois do cozimento em água, liquidifique bem, ficará cremosa, uma delícia pra nutrir e aquecer a todos em casa.

Quer encontrar os amigos e a verba está curta pra curtir a noite? Que tal oferecer a casa e os convidados levam algo simples e bacana pros demais beliscarem? Chá gelado ou suco acompanham, despesa mínima. Quem quiser leva sua própria bebida alcoólica. O que importa é não deixar a amizade perder o viço.

Um restaurante sentiu o baque da crise econômica, o jeito foi rever fornecedores, repensar o cardápio, e divulgar que os preços foram reduzidos, o cardápio renovado com delícias que ganharam ainda mais sabor.

Já fui a um restaurante onde cada cadeira tinha um modelo, e a louça era composta por uma infinidade de cerâmicas, únicas e belas. Até hoje me pergunto se tamanho charme veio da falta de verba ou de uma inovação de estilo. Ficou uma graça, atesto.

Continua após publicidade

Não deu pra viajar nas férias. Faz quanto tempo que não se visita os museus da cidade no dia de ingresso grátis? Há parques abertos a picnics, como figurantes, sanduiches, frutas e outras doçuras, mais guardanapos, toalha e um bocado de planejamento.

Acampar no quintal, sessão de desenhos com pipoca, tudo isso alegra crianças de toda idade. O tênis de marca parece gasto e está fora do horizonte a possibilidade de comprar outro nesse padrão. Você já visitou o sapateiro do bairro? Alguns deixam os calçados novos em folha, por um quarto do custo de um novo!

Não esmoreça frente aos limites, descubra veredas nunca trilhadas, experimente alternativas, se abra com as pessoas, troque experiências, esmiúce a web, bote a cachola pra funcionar. Assim você sai do círculo vicioso de fazer mais do mesmo e só quebrar a cara. Se for pra errar, que seja um erro novo! Numa dessas o acerto te encontra.

Continua após publicidade

Estou torcendo por vocês nessa aventura criativa.