Caminhar é superimportante para a saúde na terceira idade

Da Redação

Fazer exercícios ou algum esporte é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. No entanto, uma atividade em específico é uma poderosa aliada das pessoas na terceira idade: a caminhada. Os idosos que caminham com frequência têm mais chances de prevenir ou retardar uma série de problemas de saúde.

Continua após publicidade

Estudo realizado e publicado na revista médica Jama, em 2014, comprovou que idosos que caminham com regularidade têm 18% menos chance de ter alguma debilidade física e um risco menor de, no futuro, ter algum tipo de incapacidade permanente.

O médico geriatra Thiago Monaco lista os benefícios que esse exercício pode trazer para quem está na terceira idade, quando bem executado e orientado:

– Aumento da massa óssea e fortalecimento dos ossos e articulações, e com isso a melhora na disposição para executar as tarefas do dia a dia;

– Manutenção e aumento da massa magra (músculos) e, assim, melhora na força muscular, o que vai possibilitar ao idoso realizar as tarefas do dia a dia, desde calçar as meias até tomar banho e até as mais pesadas, como subir e descer degraus, carregar as sacolas do mercado etc;

Continua após publicidade

– Melhora do equilíbrio, o que é importante para evitar e reduzir o risco de quedas;

– Prevenção da obesidade e consequente redução da incidência de doenças cardíacas;

– Redução das dores articulares e aumento da sensação de prazer e bem-estar, assim como a prevenção das doenças crônicodegenerativas como a osteoporose, artrite e artrose;

Continua após publicidade

– Redução da diabetes tipo 2;

– Melhora da circulação sanguínea, diminuindo a sensação de peso e dor nas pernas;

– Redução da pressão arterial em repouso, evitando os riscos de AVC;

– Melhora da capacidade cardíaca e cardiopulmonar, e aumento da autonomia do idoso;

– Melhora da autoconfiança, autocuidados, libido e socialização.

Para que o corpo se beneficie das vantagens do exercício, é preciso fazê-lo, no mínimo, de duas a três vezes na semana. Bastam 30 minutos de caminhada na terceira idade, com esta frequência e em uma intensidade moderada, para se obter os benefícios.

Outro aspecto importante da caminhada para o idoso é o bem-estar mental. A caminhada, assim como demais exercícios, libera serotonina, responsável pela sensação de prazer. Assim, a caminhada é capaz também de combater a depressão.

Atenção!

Antes de começar qualquer exercício físico, é importante sempre consultar o médico. É preciso fazer uma avaliação e exames com um geriatra ou clínico para avaliar as condições cardiovasculares. Com estes cuidados, é possível então se beneficiar de todas as vantagens da caminhada.