Já emagreci, mas não consigo eliminar os quilos finais. O que faço?

por Milena Liste 

Depoimento de uma leitora:
 
“Desde a infância fui gordinha e com algumas fases de "peso normal". Há mais ou menos 6 anos estava bem acima do peso, quase 100 quilos para 1,71 de altura, quando comecei a tomar os shakes da Herbalife. Emagreci 21 quilos, mas recuperei 5 e, desde então, venho conseguindo manter o peso em torno de 82 e 83, aproximadamente. Continuo tomando os shakes no almoço, durante a semana, no mais, tenho uma alimentação equilibrada, diminuí o consumo de farinhas brancas, tomo muita água, mas adoro Coca-Cola, tomo todos os dias uma latinha de 250 ml no jantar, que, geralmente, não possui carboidratos. Além disso, como frutas, gosto de doces, mas procuro comer com moderação. Faço Pilates uma vez por semana e caminho no mínimo três vezes por semana, mas não consigo, de forma nenhuma, reduzir meu peso. Gostaria de eliminar, no mínimo, mais 8 quilos. O que devo fazer?”
 
Resposta: Emagrecer ou engordar não são objetivos fáceis. São desafios que exigem dedicação, foco, disciplina e perseverança.

Continua após publicidade

Tudo em equilíbrio com o modo de vida e  gostos pessoais. Parabéns pelos resultados adquiridos. Sei que foram através de muito sacrifício.

Agora, estes últimos quilos são os mais desafiadores. Minha humilde sugestão: incorporar um novo hábito e perseverar.

No seu caso

O que você conseguiria tirar da sua ingestão diária e rotineira?

Continua após publicidade

Quantas porções de frutas você está ingerindo? Para manter uma boa qualidade de fibras e vitaminas C e ácido fólico, bastam duas porções de frutas. Só duas? Sim. Por exemplo, uma banana nanica são duas porções. Metade de um mamão papaia são duas porções. Duas nectarinas ou ameixas são uma porção. E assim vai… Tem que olhar em alguma tabela nutricional o valor de cada fruta. Ou então consulte um nutricionista.

Caso você esteja ingerindo mais de duas porções de frutas ao dia, você está ingerindo calorias extras, as quais não deixarão você perder peso.

Eu não tiraria sua latinha de Coca diet ou seu docinho eventual. Você tem que ser feliz! "Please…" Mas, se você pode deixar de beber o refrigerante ou comer o doce dia não, dia sim, ou estipular x número por semana, também seria bom.

Continua após publicidade

Quanto à atividade física, que tal mudar um pouco sua caminhada? Consegue trotar (correr bem devagar, até mais devagar que a velocidade da caminhada)?

Consegue caminhar bem rápido por um minuto e velocidade normal por dois minutos?

Existe um outro percurso com subidas e descidas? Se for na esteira, suba alguns graus de inclinação por um minuto e no plano por dois minutos. Consegue aumentar 10% o tempo da caminhada?

Você pode alterar o estímulo da sua caminhada e alterar o metabolismo, ao qual já está acostumado com o que você anda fazendo.

Então, readapte seu modo de vida! Mexa com seu metabolismo! Altere algo imperceptível no seu dia a dia e que na somatória fará muita diferença!

Boa sorte.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.