Se afastar para ficar mais próximo

por Regina Wielenska

Recentemente passei a jogar Mahjong Titans no computador. Um conjunto de regras regula o processo de formar pares com as peças. Ganha o jogo quem consegue limpar o tabuleiro virtual, eliminar todas as pedras. O jogo informa quantas combinações estão disponíveis a cada instante, mas quem consegue achá-las?

Continua após publicidade

Lembro que na época em que eu analisava os dados do trabalho que se tornou minha tese de doutorado, eu chegava, de vez em quando, a um estado que eu chamava de empapuçamento: parecia entupida de informações, ficava exausta daquilo, repleta de dúvidas e inquietações, o trabalho parecia estagnado. A orientadora me dava pistas importantes, fazia sugestões, pensávamos juntas a respeito, mas vez ou outra aquilo não parecia render.

Pros dois casos a solução foi a mesma: valer-se do tempo como aliado. Escolho parar por um tempo e voltar depois. Não se trata de fugir, apenas é uma pausa estratégica, deliberada, atenta, mas relaxada. Eu escolho ceder, sou gentil comigo mesma ao reconhecer o cansaço, e me ofereço uma pausa. Autocompaixão é um ingrediente importante do processo. 

No jogo é questão de minutos, quem sabe o tempo exato de um cafezinho ou telefonema. De fato, foi interessante notar que, especialmente em partidas com muitas peças, preciso descansar meu olhar. Ao retornar da pausa, os pares que pareciam ocultos agora saltam aos olhos descansados, agora aptos para a tarefa que lhes cabe.

Na época de elaboração da tese ocorreu um episódio curioso. Eu tentava em vão descobrir uma tabela ou gráfico para melhor apresentar um conjunto de dados. Nada parecia funcionar, a frustração crescia. Até que larguei mão e disse para mim mesma que iria fazer outra parte do trabalho, saquei que naquela hora seria melhor rever as referências bibliográficas, tarefa igualmente necessária, porém mais mecânica, e que exigiria pouco de mim. Mais tarde fui dormir.

Continua após publicidade

Acordei sem pensar no fastio científico e, como que caindo de céu, durante a chuveirada matinal, apareceu na minha cabeça uma forma precisa e perfeita para a apresentação dos dados. A solução apenas se revelou depois que eu me rendi às circunstâncias, eu tinha desistido de encontrar respostas imediatas e dei para mim um tempo, planejei um afastamento, nada sério a ponto de configurar um abandono, mas foi o suficiente para criar um espaço entre os dados e aquela que os analisava em vão.

Quem cuida de enfermos precisa desse tempo, a mãe com o filho cronicamente doente precisa dormir, sair de casa, respirar outros ares. Ao voltar, ela pode se tornar uma cuidadora mais paciente, eficaz, bem humorada.

Empresários precisam se afastar um pouco de seus negócios, dar para si um tempo fora do cotidiano, criar uma perspectiva diferente para examinar seu empreendimento com olhos novos, sob ângulos inéditos.

Continua após publicidade

wp_posts para o comportamento criativo

Não há fórmulas precisas, mas manter-se atento, diversificar atividades, ter gentileza com as limitações e dificuldades, ser paciente e disciplinado, estas são algumas das wp_posts que abrem as portas do comportamento criativo.

Dicas para aguçar sua criatividade:

1ª) mantenha-se atento;

2ª) diversifique atividades;

3ª) seja gentil com as limitações e dificuldades;

4ª) seja paciente e disciplinado.