Para a neurobiologia, somos adolescentes até chegar aos 30 anos

por Marta Relvas

“De maneira alguma a adolescência é uma simples época da vida.”
 Jean Erskine Steward.

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Adolescentes ou aborrecentes? Seguindo uma análise de um contexto histórico: o termo adolescência é uma janela para a natureza do desenvolvimento do indivíduo para a vida adulta.

Cuidado com os estereótipos construídos para os adolescentes. Estereotipação é uma generalização que reflete impressões e crenças a respeito de uma categoria ampla de pessoas. Todos os estereótipos carregam uma imagem de como é um membro típico de um grupo específico. Depois de atribuído um estereótipo, é difícil abandoná-lo, mesmo diante de evidências contraditórias.

Por exemplo, dizer o seguinte sobre os adolescentes: Quer um emprego, mas não quer trabalhar. São todos preguiçosos e só pensam em sexo. O problema de hoje é que os adolescentes ganham tudo com muita facilidade. Eles são autocentrados.

Na verdade, durante a maior parte do século XX e o início do século XXI, os adolescentes têm sido retratados como anormais ou desviantes.

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O cérebro do adolescente ainda não está totalmente desenvolvido nessa fase, pois a teia neuronal precisa ser fortalecida, e as conexões aumentam pelos processos da aprendizagem cognitiva, emocional e social.  Durante esta etapa da vida, o sistema nervoso passa por uma reorganização pela qual sofre perdas ou podas neurais e que, em alguns organismos, alcançam seu ápice de maturação.

O desenvolvimento cerebral tem dois grandes princípios: a produção de neurônios e conexões nervosas, e logo depois, o remodelamento do sistema nervoso central. Até a puberdade milhões de novas sinapses ocorrem e durante a adolescência alguns neurônios são desativados, sendo outros fortalecidos, podendo essa fase ser denominada de poda neural, ou seja, o que não é usado é descartado. Esse processo ocorre para que haja um refinamento das estruturas e funções cerebrais, podendo muitas vezes influenciar o comportamento juvenil.

No desenvolvimento embrionário o cérebro desenvolve-se de baixo para cima em camadas intrincadas de neurônios, e nas laterais da parte mais inferior para a superior fixando-se através da região denominada aderência intertalâmica, no corpo caloso, que une os hemisférios direito e esquerdo.  

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Cérebro amadurece por volta dos 30 anos 

O córtex do lobo frontal é a última grande divisão do cérebro a “amadurecer” (por volta dos 30 anos) em estrutura, funções cognitivas e emocionais mais elaboradas ligadas a planejamento, representações mentais, raciocínio lógico e produção da fala. Ele também é responsável pela inibição de impulsos e utilização da aprendizagem do passado para aplicar em situações atuais ou criar estratégias futuras.

Dica:

A maturidade para vida adulta está relacionada não aos contextos sociais, psicológicos e emocionais, mas pelo fortalecimento do córtex pré-frontal. Então, pela neurobiologia, podemos nos considerar adolescentes até chegar aos trinta anos. Curta sua nova fase com muita responsabilidade!