Dieta detox; entenda como funciona

por Jocelem Salgado

A dieta detox promete mandar embora os quilinhos extras. Antes de começar esta dieta, vamos entender como ela funciona e quais são seus benefícios.

Continua após publicidade

A palavra detox é a abreviação de detoxificação, processo que visa eliminar as toxinas do organismo. Estas toxinas são xenobióticos, palavra de origem grega, em que: xeno quer dizer estranho e biótico está relacionado à vida. Desta forma, as toxinas são compostos químicos estranhos a um organismo ou sistema biológico. Estas toxinas estão presentes nos agrotóxicos e pesticidas, que são consumidos quando ingerimos frutas e verduras; resíduos plásticos, como bisfenol A; aftalatos contidos em embalagens, como garrafas pet, caixas longa vida e vasilhas plásticas; e aditivos químicos, como conservantes, acidulantes e corantes.

Além destes fatores, nosso organismo sofre contaminação por toxinas através da exposição a metais tóxicos, radiação e contato com poluentes ambientais e químicos. Quando somados a hábitos alimentares errados, uso de álcool, cigarro e medicamentos contínuos, estes fatores podem desequilibrar o organismo, ocasionando problemas intestinais, cansaço excessivo, mau funcionamento da glândula tireoide, hipertensão arterial, diabetes, doenças degenerativas, gastrite e alteração do apetite. Com isto, estas toxinas ativam as células de defesa que levam o organismo a uma reação inflamatória contra elas. Trata-se da inflamação do tecido adiposo, que provoca a obesidade, podendo atingir a circulação sanguínea e caracterizar um quadro de inflamação em todo o corpo.

A dieta detox tornou-se a dieta da moda, porque propõe uma alimentação natural e sem tantas privações. Ela não prejudica o organismo e pode ser feita em períodos mais curtos que as dietas comuns, em geral, de 3, 7 e 21 dias.
Assim, trata-se de um programa alimentar de nutrição funcional, um tipo de dieta que ajuda o organismo a trabalhar melhor, se livrando das toxinas.

Os resultados de uma detox bem feita são, em resumo, o emagrecimento, o aumento sensível da energia e uma boa melhoria no aspecto da pele. O que se espera desta dieta é que, além de emagrecer, reduza o inchaço corporal, corrija a constipação intestinal, alivie alergias frequentes, fortaleça unhas e cabelos e module o potencial inflamatório do corpo, o que é um fator essencial para prevenir doenças.

Continua após publicidade

A função da dieta detox é nutrir o organismo, removendo o excesso de toxinas, por meio de uma alimentação balanceada.

Para quem não é recomendada?

No entanto, ela não é recomendada para crianças, idosos, pessoas com diabetes, insuficiência renal, doenças degenerativas, enfermidade hepáticas, gestantes, lactantes, imunodeprimidos e pacientes de quimioterapia. Mas é indicada para indivíduos sedentários, que consomem bebidas alcoólicas, tabagistas, com alto consumo de alimentos industrializados e ricos em sal, gordura e conservantes.

Continua após publicidade

Queridinho da dieta detox, o suco verde é rico em nutrientes e tem como estrela principal a couve, que é fonte de vitamina A, potássio e fibras. Assim como a couve, os vegetais verde-escuros são excelentes em nutrientes e fitoquímicos (substâncias que protegem contra os radicais livres produzidos pelas toxinas). Farinha de chia e gengibre podem ser acrescentados, já que são anti-inflamatórios, antioxidantes, bactericidas e aceleradores do metabolismo.

Entretanto, não limite-se ao suco verde. Outros alimentos que podem ser consumidos são proteínas de origem vegetal, como feijão, soja e quinoa; leguminosas, como lentilha, grão-de-bico e amendoim; chá verde; frutas e água de coco, que substitui a água e é excelente para hidratar o corpo, já que repõe naturalmente os eletrólitos do organismo.

Algumas combinações que podem ser feitas são: folhas de couve, maçã (maracujá ou abacaxi e hortelã) e água de coco, ou limão-siciliano, morangos, manga, gengibre e água de coco. Mas fique à vontade para criar o seu suco detox. Use sua criatividade! Caso ache ser trabalhoso fazer em casa, já existem detox industrializados de fácil e rápido preparo e de sabor agradável.

A sugestão é tomar dois copos de suco detox por dia. No entanto, o seu consumo deve ser associado a uma alimentação adequada. Além disso, é importante não coar os componentes para não perder as fibras, que desempenham um papel essencial nessa dieta.