O que é mais econômico? Ir ao supermercado uma vez por semana ou uma vez por mês?

Da Redação

Que atire a primeira pedra quem nunca pegou uma calculadora e fez contas para tentar definir qual a melhor frequência de ida ao supermercado. Semanal ou mensal?

Continua após publicidade

Não existe uma resposta exata para essa dúvida que paira na cabeça. E isso ocorre simplesmente porque fatores como renda e necessidades específicas de cada consumidor influenciam muito na decisão de compra.

E para ajudá-lo nessa decisão, Alan Ávila, diretor de uma operadora de cartão selecionou três vantagens e três desvantagens de cada tipo de compra para  que você possa avaliar o que se encaixa melhor na sua rotina. Confira:

Compras semanais

Vantagens:

Continua após publicidade

1. Produtos frescos

Alimentos como carne, frutas e verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento próxima são menores.

2. Comparação de preços

Continua após publicidade

Com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles.

3. Foco no que realmente é necessário

Como o número de visitas ao mercado é maior fica mais fácil saber o que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios.

Desvantagens:

1. Mais tempo dedicado às idas semanais ao mercado fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas.

2. Tentações: fica mais difícil resistir a tentações com o carrinho vazio.

3. Menos desconto: como a compra será feita em menor quantidade, as promoções para compras de vários itens do mesmo produto acabam sendo perdidas.

Compras mensais

Vantagens:

1. Descontos

Como é necessário comprar produtos para estocar é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível aproveitar as promoções de um atacado.

2. Poupa tempo

Como a ida ao supermercado é apenas uma vez ao mês, ganha-se um tempo considerável para desempenhar outras atividades.

3. Melhor planejamento diário

Como já se sabe o que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar em repor o estoque.

Desvantagens:

1. Diminuição do poder de pesquisa

No geral, as compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja possível comparar os preços em outros estabelecimentos.

2. Desperdício

A probabilidade de comprar quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos acabem estragando ou não sendo utilizados.

3. Poucas ofertas

A visita mensal oferece menos acesso às promoções semanais e ofertas-relâmpago.