Muitos problemas não têm solução, pois não existem

por Emilce Shrividya

Entenda que maioria dos problemas são ilusões da mente. E, quando você cria um problema em sua mente, você cria um sofrimento para você.

Continua após publicidade

Não carregue em sua mente um peso de uma centena de coisas que terá que fazer no futuro. Não fique sobrecarregado pela sua situação de vida. Em vez de sofrer imaginando situações desagradáveis ou ficar se preocupando com o futuro, focalize sua mente no que pode fazer agora.

Verifique agora quais são seus problemas nesse exato momento. Perceba que você tem situações para aceitar ou resolver. Em vez de transformar isso em um problema, tome a atitude certa. Aceite ou resolva. Não fique reclamando ou se lastimando.

Pergunte a si mesmo: “Eu me sinto alegre e calmo”? “Existe naturalidade no que estou fazendo?”  “Ou a vida para mim é como uma luta ou um fardo”?

Sua atitude mental faz toda a diferença. Não precisa mudar o que está fazendo e sim o COMO pensa, fala e age. Aceite o momento presente com alegria e paciência, e assim, toda a sensação de fardo se dissolverá. Se continuar pensando que a vida é uma luta, você se sentirá infeliz, insatisfeito e sobrecarregado.

Continua após publicidade

Problemas imaginários

Perceba também que muitos problemas imaginários não existem quando você está com sua atenção no momento presente. É muito importante entender que muitos problemas não têm solução, pois não existem. São apenas criações negativas da mente. A solução é parar de alimentar as ilusões e fantasias da mente.

Tome uma decisão agora: “Eu decidi que não vou mais criar problemas e sofrimento para mim mesmo”.

Continua após publicidade

Não é uma escolha simples nem fácil. Mas… é a escolha certa para parar de sofrer inutilmente com as inquietações, angústias e medo dos pensamentos sem controle.

Para conseguir se libertar do sofrimento causado pelos venenos da mente, como raiva, medo, inveja, ansiedade, tristeza, depressão, você precisa aprender a acessar o poder de estar presente no Agora.

Além de você parar de criar sofrimento para você mesmo, você não criará problemas nem sofrimento para os outros. Não vai mais expandir negatividade da criação mental de problemas. Vai transmitir energia positiva e tranquilidade para as pessoas.

Na medida em que você conseguir estar mais centrado no momento presente, você vai saber lidar melhor com as situações, de maneira mais calma e objetiva, sem estresse ou nervosismo. Isso é um aprendizado que vale a pena treinar diariamente.

Quando aceitamos e respeitamos o momento presente, a vida flui com mais serenidade e naturalidade. Nossas palavras e ações terão mais gentileza e compaixão. Mesmo as mais simples ações que fizermos, terão mais amor, tranquilidade e compreensão.

Não dependa do seu futuro para se sentir feliz e satisfeito. Sinta alegria em tudo que fizer. Não fique preso às expectativas e ansiedades pelo futuro. Agradeça ao momento presente. Agradeça ao que tem e o que você é. Aceite a você mesmo. Aceite seu Agora.

Experimente viver esses sábios ensinamentos. E, termine essa luta contra o momento presente. Pare de lutar com você mesmo. Aprenda a gostar de você da maneira que você é.

Esse é um processo e aprendizado lento e gradual. Comece primeiro a perceber que raramente está no momento presente. Perceba o vaivém da mente, oscilando em passado e futuro. Sem lutar com a mente, comece a observá-la.

Quando perceber que a mente se dispersou com pensamentos sobre o passado ou futuro, diga para você mesmo: “Olha eu de novo no passado sofrendo inutilmente”;  “Olha eu de novo no futuro, imaginando acontecimentos negativos”. E, imediatamente, corte esses pensamentos e volte para o que estiver fazendo naquele momento.
O primeiro passo para trazer sua atenção para o presente, é dominar a mente, é perceber que não está presente. O simples fato de observar que não está presente já é presença. Com a prática contínua e determinação, você vai escolher dirigir seu foco para o Agora e não mais se atormentará com o passado e o futuro.

É natural oscilarmos para o passado e o futuro até que sejamos capazes de nos focar no estado de presença. Vamos perder o momento presente muitas vezes, mas, aos poucos, vamos tendo a consciência de retornar ao presente.  Essa é a chave de alcançar a tranquilidade da mente e ser mais feliz apesar do que nos possa acontecer.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz.