Que tipo de atividade física é indicada e contraindicada para quem tem pressão alta?

por Milena Liste

De acordo com o National Health Institute (NHI), a obesidade mórbida ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC*) ultrapassa 40. Observe a tabela abaixo e verifique seu IMC.

Continua após publicidade

Calcule o seu IMC – Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado

IMC = Peso/altura X altura

Ex: Uma pessoa com 70 kg e com 1,70 de altura

Continua após publicidade

IMC = 70/1,70 x 1,70

1,70 X 1,70 = 2,89

70 dividido por 2,89 = 24,2 portanto o IMC = 24,2

Continua após publicidade

Tabela de classificação de obesidade:

IMC até 20: abaixo do peso
IMC entre 20-25: peso ideal
IMC entre 25-30: sobrepeso
IMC entre 30-35: obesidade moderada
IMC entre 35-40: obesidade severa
IMC entre 40-50: obesidade mórbida
IMC acima de 50: superobesidade

Uma das consequências da obesidade é a hipertensão arterial sistêmica (HAS), popularmente chamada de pressão alta.
 
A pressão alta oferece grandes riscos ao coração, pulmão, cérebro, artérias e veias do corpo inteiro, já que a saída e o retorno do sangue ocorrem com pressões elevadas. Acidente vascular cerebral(AVC) e o infarto são os mais comuns.
 
Tanto a obesidade quanto a HAS são consideradas patologias onde a atividade física é destinada para grupos especiais. Ou seja, portadores nessas condições são direcionados para atividades físicas com protocolos de segurança na orientação do exercício.
 
Portanto, seja homem ou mulher, acima do peso e com HAS, a primeira indicação é a dieta alimentar, diminuindo consideravelmente o sal, a ingestão calórica (principalmente de sucos artificialmente adoçados, refrigerantes, doces, frituras, farinhas brancas, molhos, entre outros). Informe-se aqui sobre alimentos funcionais
 
Quanto ao exercício físico, a atividade aeróbica em ritmo de moderado a fraco é indicada.

Caminhadas longas em terreno plano em ritmo lento a moderado, hidroginástica, natação, bicicleta ao ar livre ou estacionária.
 
A mulher corre o risco de osteoporose e osteopenia (perda gradual de massa óssea) numa idade anterior ao homem, a partir da década de 40 anos, já pode ocorrer a perda de massa óssea, nesse caso, atividades como caminhada, além da musculação são as mais indicadas.
 
Quanto à musculação, a HAS limita o uso de cargas pesadas, pois aumenta a pressão arterial durante e pós-exercício. A musculação deve ser com repetições altas, a partir de 15 repetições e carga leve com grande variação de exercícios, enfatizando pernas e poucos exercícios para braços.

Exercícios de musculação para braços também tendem a aumentar a pressão arterial.
 
Não indico o pilates, pois o gasto calórico é baixo e possui muitas posições paradas (em isometria) o que eleva a pressão arterial durante o exercício.
 
Outras atividades indoor (de academia) denominadas aeróbicas podem ser realizadas, desde que seja em ritmo leve. Nada de atividades que você fique ofegante ou com falta de ar.
 
A cura em longo prazo para estas duas patologias, que estão intrinsecamente associadas, é a adoção de novos hábitos saudáveis:
 
– Alimentação saudável e adequada
– Atividade física regular, leve e prazerosa

Que tal começar hoje?

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.