Conheça os 10 alimentos que mais mancham os dentes

Da Redação

Ter os dentes saudáveis faz toda a diferença na hora de abrir um sorriso. Mas e quando você escova os dentes após as refeições, usa fio dental e ainda assim o sorriso permanece escuro?

Continua após publicidade

A causa pode estar nos alimentos ácidos ou naqueles com forte pigmentação – conhecidos como cromogênicos – que você consome.  Abaixo, os verdadeiros vilões dos dentes branquinhos e saiba o que fazer para mantê-los assim, segundo a dentista Elaine Cristina de Almeida.

Açaí: evite o excesso! Essa delícia de verão atrapalha quem almeja um sorriso branquinho. Isso porque a cor forte e escura da fruta favorece o escurecimento dos dentes.

Beterraba: apesar de ser rica em vitaminas e minerais, seu pigmento roxo pode certamente manchar a dentição.

Café: o tão amado cafezinho é um dos que mais escurecem os dentes, principalmente se for consumido com muita frequência.

Continua após publicidade

Chá: alguns tipos podem ser piores que o café, já que o chá tem substâncias naturais chamadas taninos, responsáveis por manchas dentárias.

Limão: embora não seja escuro, o ácido presente na fruta potencializa a maior captação de pigmentos. E mancha!

Mirtilos, framboesas e cranberries: todas essas frutas com pigmentação mais escura podem provocar um tom escurecido ao seu sorriso.

Continua após publicidade

Molho shoyu: o molho de soja é escuro, ácido e tem corantes artificiais. São características certeiras na missão de corroer o esmalte dos dentes.

Refrigerantes à base de cola: além de coloridos artificialmente, são ácidos e atacam o esmalte e a dentina. Outro ponto negativo dessas bebidas é o excesso de açúcar, que favorece o surgimento de cáries.

Vinagre balsâmico: assim como o shoyu, é escuro e pode tingir os dentes.

Vinho tinto: quanto mais escuro for o vinho, maior será a sua capacidade de manchar. É uma bebida ácida e que pode contribuir para a desmineralização do esmalte, deixando os dentes mais escuros e mais sensíveis.

Não deixe amarelar

Para a especialista, não é necessário ser radical e parar de ingerir esses alimentos. “A melhor solução é não exagerar e sempre escovar os dentes depois de consumi-los. Se não for possível, recorra a um copo d’água”, explica.

A dentista dá ainda outras dicas:

• Coma uma maçã por dia. Com função adstringente, a fruta é ideal para ajudar a manter o esmalte;

• Faça bochechos com água logo após saborear alimentos mais pigmentados;

• Visite seu dentista a cada seis meses. O melhor caminho é a prevenção;

• Pare de tomar vinho pelo menos 30 minutos antes da sua rotina noturna de higiene bucal;

• Tente não incluir refrigerantes na sua dieta e, caso não consiga, beba só de vez em quando. Além de ser vilões da brancura, eles não são nada saudáveis;

• Se seu dente já estiver amarelo, o dentista é a opção mais indicada. Ele fará os tratamentos adequados, como limpeza e clareamento, que irão amenizar as manchas.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.