Relacionamento amoroso: se falar não funciona, “técnica” de não falar pode aproximar o casal?

por Anette Lewin

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Bom dia, estou dando um gelo em meu marido, pois ele não sabe conversar; sempre fica brigando, me provocando, tentando humilhar, pois sabe que eu sempre fico atrás dele para ficarmos bem. Então, dessa vez resolvi ficar em silêncio e no quarto dia ele  falou que não dava pra gente ficar assim sem se falar. Então percebi que estava funcionando, mas no quinto dia ele já não falou nada. Eu fui fria, porém educada. Mas será que dessa forma ele vai melhorar? Será que essa técnica funciona? Porque já percebi que falar com ele não funciona, parece que só eu tenho interesse na relação. Preciso ver o interesse dele também. Será que assim, se eu for firme, consigo que ele venha conversar comigo? Cansei, ‘tô’ muito cansada disso.”

Resposta: Você está experimentando novas formas de conseguir a atenção de seu marido, já que ele não é muito de conversar. A técnica que você usa se resume em ficar quieta para que ele tome a iniciativa de falar no momento em que esse silêncio estiver incomodando.  Não deixa de ser um tipo de pressão que vai funcionar por um tempo, pois despertará nele a insegurança. Por exemplo, você o ignora quando ele é rude com você e isso, para ele, pode significar uma punição. Que punição é essa? Deixá-lo inseguro, pois, quando você fica em silêncio, ele não sabe o que se passa na sua cabeça. Fica com medo do que você pode estar "tramando",  por exemplo, abandoná-lo ou tomar atitudes diferentes do que as que habitualmente você toma, impedindo que ele detenha o controle da situação. Afinal, só se pode controlar aquilo que se conhece.

Dessa forma, a resposta inicial à sua pergunta é: sim, num primeiro momento não ficar correndo atrás do parceiro depois de uma briga para que as coisas voltem ao normal, ou simplesmente manter longos silêncios para que ele venha até você, funciona. O problema é que essa " técnica" passa a não funcionar depois de algum tempo. Sabe por quê? Porque depois de algum tempo ele percebe que não existe perigo para ele, se ele procurar você, tudo volta ao normal; percebe que você não está pensando em abandonar a relação; percebe que ele não está correndo perigo. Aí ele volta à estaca zero, ou seja, esperar que você tome a iniciativa de conversar ou consertar as coisas depois de uma briga. Porque para ele é mais fácil e mais confortável que a iniciativa seja sempre sua.

É importante entender que ninguém muda a personalidade de ninguém, apenas usando "técnicas". Você é uma pessoa que gosta de conversar e seu marido é uma pessoa que não gosta muito. Você gosta de trocar ideias e seu marido só fala quando é para criticar ou pedir algo. Percebemos que a função da fala para cada um de vocês é diferente, e, dificilmente vocês mudarão radicalmente. Aliás, em geral, mulheres gostam mais de conversar do que homens.

Continua após publicidade

Expectativas

Assim, frente a essa realidade, tente evitar criar grandes expectativas de altos papos cabeça com seu marido através de "técnicas". Se quiser conversar, procure amigas. Certamente mulheres têm entre si mais assuntos em comum e adoram expor suas opiniões sobre as coisas.

Apesar disso, usar o silêncio quando seu marido é rude com você pode ser melhor do que ficar discutindo em momentos de tensão. Como dissemos acima, depois de algum tempo seu silêncio não causará nele o incômodo da insegurança, mas pode servir para que ele perceba que a falta de diálogo entre o casal é incômoda. Afinal, ele mesmo expressou, depois de quatro dias de silêncio, que não dá para um casal ficar sem se falar por muito tempo.

Continua após publicidade

Por outro lado, tente entender qual é a melhor forma de conversar um pouco com seu marido. Certamente o tema das conversas tem que ser algo que interesse a ambos.  Quando você menciona que "só você tem interesse na relação", talvez esteja se referindo a conversar sobre a relação. E esse tipo de conversa, a famosa DR definitivamente não agrada aos homens. Sabe por quê? Porque discutir relação significa falar sobre sentimentos e homens, em geral, não estão muito preparados para isso. Estão mudando, é verdade, mas mulheres ainda carregam dentro de si a habilidade de expor seus sentimentos com muita facilidade. E sempre acaba ganhando a discussão quem domina o assunto, não é? Assim, se quiser conversar, procure buscar temas que sejam de agrado e domínio dos dois. Fica mais fácil, justo e equilibrado.

Veja também o que provoca nele as reações agressivas que você menciona. E evite trazer à tona assuntos que você sabe que acabarão em briga. Certamente existem pontos sobre os quais vocês discordam e não adianta discutir sobre opiniões: simplesmente cada um tem a sua e dificilmente mudará. A palavra de ordem é respeito à opinião alheia quando o outro não está a fim de questioná-la.

Finalmente, tente entender o silêncio, que afinal é o tema desta pergunta, como uma atitude que pode ser extremamente útil não só para lidar com o outro como para lidar com você mesma. É no silêncio que podemos nos vincular aos nossos verdadeiros sentimentos, formar nossas próprias ideias, rever nossos conceitos e sonhar nosso futuro. Assim, evite enxergar o silêncio apenas como uma punição ao outro. Encare-o como um presente a você mesma.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.