Como lidar com a chantagem emocional da minha mãe?

por Blenda de Oliveira 

Depoimento de um adolescente:

Continua após publicidade

“Tenho tido problemas constantes com a minha mãe. Tenho 16 anos e ela passa a vida a dizer que vai se matar, que vai tomar todos os comprimidos. Ela não me deixa sair com meus amigos e passa o dia a fazer-se de vítima. Tenta meter o nariz em tudo o que faço e não me dá  espaço. Sempre que saio de casa sem lhe dizer, ela fala que vai meter a polícia atrás de mim etc. Eu não aguento passar um dia inteiro em casa com ela, porque simplesmente neste momento ela me mete nojo. Espero sua resposta.”

Resposta: Você percebe que há manipulação em cada ameaça feita por sua mãe?

Percebe que ela o conhece e, como uma mãe possessiva, agarra-se a todas as possibilidades para deixá-lo culpado e preso a ela, nem que seja por medo?

Embora você seja muito jovem e ainda dependente, vale iniciar, pouco a pouco, o processo de descolamento. Prepare-se para que ela exerça mais e mais controle, aumentando as ameaças. Mas procure ter calma e inicie sua "saída" para a maturidade. Isso significa diminuir seus receios quanto ao que ela pode fazer com ela ou com você. Quando alguém prática um ataque a si mesmo, não significa que haja culpa por parte daqueles que estão ao lado. Por isso não se deixe ser tomado por medos e ameaças.

Continua após publicidade

Devagar, mantenha-se no caminho da sua independência e crescimento. Saiba, apenas, que sua mãe irá demandar mais, quanto mais ela sinta seu movimento de não estar ao lado dela sob suas ordens. Repito, embora ainda tenha pouca idade, é possível, aos poucos, ir se mantendo um pouco mais independente.

Cuide bem dos seus estudos, escolha com atenção suas companhias e cumpra suas atribuições em casa. Tudo isso pode lhe ajudar muito a ir criando mais segurança e autonomia. Se sentir que sozinho não consegue dar conta, sugiro que busque uma ajuda psicoterápica e, talvez, possa sugerir o mesmo para sua mãe.

Boa sorte!

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.