Ayurveda: milenar terapia holística com métodos naturais – Parte II

por Gilberto Coutinho

O Ayurveda (a Ciência da Vida) é uma forma curativa e preventiva de terapia, é também holístico, pois a pessoa no todo, não somente os sintomas evidentes de uma doença, é examinada e tratada.

Continua após publicidade

Para ler a 1ª parte desta entrevista clique aqui

Vya Estelar – O que têm em comum o Ayurveda e o Yoga?

Gilberto – São ciências irmãs. O Yoga, nascido há milhares de anos na região do Vale do Rio Indo, é um dos sete sistemas filosóficos da Índia antiga em que a prática Ayurvédica se fundamenta. Na Índia, a ciência Yoga é tão importante que um médico ayurvédico que não possui conhecimentos profundos sobre ela é considerado incompleto. Da mesma forma, o profissional que trabalha com Yogachiktisa (Yogaterapia) também precisa ter profundos conhecimentos sobre o Ayurveda. Tanto o Yoga e o Ayurveda encontram-se registrados nos Vedas (conjunto de escrituras filosóficas da Índia. É a mais antiga literatura indo-européia e sua origem, segundo a tradição, data de 3102 ªC.).

Vya Estelar – Como o Yoga é aplicado no auxílio ao restabelecimento da saúde e do bem-estar?

Continua após publicidade

Gilberto – Em meu consultório, a pessoa é atendida em grupo ou individualmente, de acordo com a sua necessidade, e introduzida de forma gradativa nessa milenar e grandiosa ciência terapêutica e filosófica. O programa terapêutico é composto de Ásanas (exercícios psicofísicos), Pránáyámas (exercícios respiratórios), Mudrás (gestos simbólicos realizados com as mãos), Bandhas (contrações de plexos nervosos que visam à massagem dos órgãos e das glândulas), Yoganidra (exercícios de relaxamento neuropsíquico e muscular), exercícios de concentração (Dharana), Meditação Yogue (Dhyana), Marmachikitsa (terapia através da digitopuntura) e Panchakarma (as cinco terapias de purificação orgânica). Os resultados têm acompanhamento e são avaliados.

Vya Estelar – Como os termos saúde e doença são definidos pela Medicina Tradicional Indiana Ayurveda?

Gilberto – Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu saúde de modo muito semelhante àquele dado pelos antigos sábios e terapeutas indianos em seus originais tratados de medicina. Saúde não consiste apenas numa ausência de doença ou enfermidade, mas também é um estado de total bem-estar físico, mental, espiritual e social.

Continua após publicidade

O estado de saúde é uma condição de ordem e harmonia entre o corpo, a mente, e a consciência; enquanto o estado de doença é uma condição de desordem e desequilíbrio entre estes três aspectos. É um grande engano acreditar-se que se possam cometer abusos contra as leis da natureza e se neutralizarem os efeitos deletérios apenas mediante a ingestão de drogas químicas e de cirurgias invasivas (agressivas).

No organismo, há uma constante interação entre a ordem e a desordem, visto que o ser humano está sempre buscando um ponto de equilíbrio, para viver feliz e em maior harmonia. No entanto, o organismo procura sempre superar as desordens, a fim de que não adoeça e deixe de existir. Deve-se haver uma maior colaboração com a vida que se manifesta no organismo, adotando-se hábitos saudáveis e combatendo-se aqueles errôneos.

A doença é toda alteração do estado de saúde um conjunto de sintomas e sinais anormais relacionados com distúrbios funcionais ou lesões, devido, em geral, a causas endógenas (internas) ou exógenas (externas).

Vya Estelar – Como a Medicina Tradicional Indiana Ayurveda determina a natureza de uma doença?

Gilberto – Através da interrogação ao paciente (prashna pariksha), das informações e das queixas fornecidas por ele, da examinação física (panchendriya pariksha), do estudo dos sintomas e dos sinais, dos resultados dos exames e etc.

As pessoas são como um "livro" vivo, pois todos os acontecimentos mais significativos e traumáticos de sua vida podem permanecer registrados temporariamente, ou para sempre, em seu corpo, na forma de sinais e manifestar-se nos olhos, no pulso, na língua, nas linhas de expressão da face, nas orelhas, nas unhas etc. Para identificar tais desequilíbrios psicofisiológicos e sinais patológicos, o terapeuta ayurvédico empregará métodos específicos de examinação.

Existem oito métodos clássicos de avaliação:

(1) exame físico geral do corpo todo (akruti)
(2) exame tátil, palpação (sparsha pariksha)
(3) observação da fala e da voz (shabda)
(4) exame do pulso – artéria radial (nadi pariksha)
(5) exame da língua (jihva pariksha)
(6) exame dos olhos – íris e esclera (druga pariksha)
(7) exame da urina (mutra)
(8) exame das fezes (mala)

O terapeuta ayurvédico poderá também realizar os exames clínicos das unhas, das orelhas e das linhas de expressão da face e etc.

Vya Estelar – O que são "doshas"?

Gilberto – A palavra "dosha" significa "defeito, falha ou aquilo que pode causar desequilíbrio". Em outras palavras, os doshas são princípios "energéticos" e "vitais"; regulam e governam todas as funções psicofisiológicas, fisiopatológicas (distúrbios funcionais), o metabolismo e todos os demais processos psicofisiológicos, desde o celular mais simples até os aspectos mais complexos do funcionamento bio-psicológico do corpo humano. São também considerados como a primeira manifestação da "consciência" no campo da matéria. Os doshas fazem parte dos mecanismos de proteção do próprio organismo; a princípio, eles reagem numa tentativa de combater as doenças.

Os três doshas

A teoria tridosha (tri, em sânscrito, significa "três") discorre a respeito da existência de três tipos de doshas. São eles Vata (espaço e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água).

Vya Estelar – Quais são os fatores que mais participam no surgimento e no agravamento de uma doença?

Gilberto – Os fatores que mais contribuem para o surgimento de uma enfermidade são: o desequilíbrio dos doshas, uma má alimentação (em todos os sentidos), o enfraquecimento do fogo biológico digestivo (agni), o sedentarismo (pois o organismo requer exercícios físicos regulares, a fim de que os diversos órgãos funcionem normalmente e desempenhem suas funções com regularidade), o acúmulo de toxinas (ama), a obstrução dos canais de circulação (fisiológicos e energéticos), a perda da resistência e da integridade dos tecidos, o estresse, o tabagismo, o álcool e o uso de drogas.

Vya Estelar – Quais são os estágios de manifestação de uma patologia (doença) segundo a Medicina Tradicional Indiana Ayurveda?

Gilberto – Através de exames clínicos, os terapeutas ayurvédicos conseguem identificar prematuramente os distúrbios desde os seus três primeiros estágios de manifestação; ao iniciar antecipadamente um tratamento, aumentam-se as chances de uma completa recuperação da saúde. O sistema de medicina alopática (ocidental) só consegue diagnosticar as doenças após o quarto estágio de manifestação do sistema ayurvédico.

Os seis estágios de uma doença

(1) Sancaya (acumulação): Durante o primeiro estágio, o equilíbrio dos doshas é alterado e, então, o dosha ou os doshas começam a agravar-se e a acumular-se em várias partes do corpo.

(2) Prakopa (agravação): Durante o segundo estágio, o dosha ou os doshas, que começaram a se acumular em seus respectivos locais de origem (sedes), tendem a ficar cada vez mais irritados (agravados)

(3) Prasara (disseminação): No terceiro estágio, o dosha em desequilíbrio sai de seu local de origem e passa a circular pelos demais tecidos do corpo, através da corrente sangüínea, até alcançar uma região do organismo que ofereça menos resistência.

(4) Sthana samshraya (localização): É nesse estágio que os doentes, geralmente, decidem a procurar auxílio terapêutico. No quarto estágio, ocorre a acumulação dos doshas irritados em outras partes do corpo, onde são produzidos sinais evidentes de uma disfunção. Então, iniciam-se os sintomas precursores de uma doença. O terapeuta ayurvédico deve identificá-los, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e de forma efetiva. Ao se impedir o desenvolvimento da doença, o organismo pode recuperar-se mais rapidamente, diminuindo-se os riscos de persistência de seus efeitos.

(5) Vyakti (manifestação): No quinto estágio, o diagnóstico da doença e seus sinais e sintomas principais já são aparentes e podem ser facilmente reconhecidos.

(6) Bheda (destruição): No último estágio, é mais difícil de se tratar uma doença, pois suas complicações já estão totalmente desenvolvidas; ocorrem alterações fisiológicas e complicações que envolvem outros tecidos e sistemas do corpo.

Vya Estelar – Quais os sintomas de agravação dos doshas Vata, Pitta e Kapha?

Gilberto – Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Vata: é indício de que se encontra em desequilíbrio, quando a pessoa apresenta sintomas de dor, espasmos, cólicas, arrepios ou tremores. Constituições com a predominância Vata apresentam tendência à prisão de ventre crônica (constipação), estômago sensível, ansiedade, depressão, espasmos musculares, síndrome pré-menstrual, sensibilidade intestinal, dores crônicas, hipertensão arterial, artrite, etc.

Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Pitta: encontra-se em desequilíbrio, quando existem doenças inflamatórias, febre, fome, sede excessiva, suor, fadiga, azedume no estômago (hiperacidez), calor excessivo pelo corpo, pele e esclerótica dos olhos amareladas. Pessoas de constituição com predominância de Pitta demonstram uma tendência a sofrer de problemas ligados à pele (dermatoses), erupções cutâneas, acne, brotoeja, azia, úlceras pépticas, calvície e cabelos grisalhos prematuramente, visão fraca, mau funcionamento do fígado e da vesícula biliar, ataques cardíacos relacionados ao estresse (cardiopatia), hostilidade, autocríticas etc.

Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Kapha: está em desequilíbrio, quando a pessoa apresenta congestão, descarga de mucos, sensação de peso, retenção de fluidos, letargia ou sono excessivo, tendência à obesidade, seios nasais congestionados, catarro no peito, juntas doloridas, asma e/ou alergias respiratórias, depressão, diabetes, colesterol elevado (colesterolemia), preguiça crônica pela manhã etc.

Vya Estelar – O que são os elementos da natureza descritos pelos antigos sábios indianos?

Gilberto – A cosmologia hindu postula cinco elementos (bhutas) fundamentais da natureza: o éter ou espaço (Akasha), o ar (Vayu), o fogo (Tejas), a água (Jala) e a terra (Prithivi). Todos os conhecimentos do Ayurveda baseiam-se na teoria dos cinco elementos. Hoje em dia, os físicos e os químicos modernos estão cada vez mais se interessando pelo estudo da Ciência Védica.