Posso malhar com halteres o bíceps mais de uma vez por dia?

por Milena Liste

"Por exemplo, manhã e noite, sem danificar o músculo."

Continua após publicidade

Resposta:  Dependendo da carga (intensidade) do halteres, da repetição da execução, além da capacidade individual muscular do indivíduo e do seu histórico de atividade de vida diária (AVD), pode ser feito sim.

Porém, a pergunta que não quer calar, é: para quê? Para quem?

Pois o fortalecimento demasiado do bíceps braquial, vai causar um desequilíbrio muscular da cintura escapular (ombros e escápulas) podendo levar a uma protrusão do ombro, isto é, ombros para a frente, fechando o peito, encurvando a coluna torácica, numa postura cifótica.

A razão disso é devido à inserção do músculo bíceps braquial, que são na cavidade glenoidal (porção longa) e no processo coracoide, traduzindo, ombro e escápula. Quando muito fortes, essas inserções irão "puxar" o ombro à frente.

Continua após publicidade

Além disso, as extremidades  dos músculos, em geral, terminam como tendões. A parte distal do músculo bíceps braquial termina na tuberosidade do osso rádio, no antebraço.

Carregadores de malas* têm alta prevalência de tendinite de bíceps braquial na região do cotovelo, mais especificamente na inserção do músculo bíceps braquial.

*AVD destes profissionais leva ao uso diário e contínuo do músculo bíceps braquial.

Continua após publicidade

Se o objetivo for a hipertrofia muscular, isto é, ficar com um volume aumentado do músculo, não é exercitando diariamente dia e noite que irá ocorrer isso.

A ajuda de um profissional de Educação Física que trabalhe com musculação irá ajudá-lo na busca da hipertrofia.

Portanto, reavalie seus objetivos e treinamentos.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.