Há algum problema levar minha filha de 6 anos para caminhar em trilhas na mata?

por Milena Liste

“São trilhas fáceis na mata. Esse tipo de ambiente – de mata – pode prejudicar a saúde dela de alguma forma? Faço essa caminhada pelo menos de 15 em 15 dias.”

Continua após publicidade

Resposta: Para responder a esta sua pergunta, vamos falar de atividade física na primeira infância.  

Alguns aspectos devem ser considerados para atividade física de crianças  até 7 anos e em idade pré-escolar. Sabe se que hoje, a "infância digital" é cada vez mais precoce (bebês são estimulados a usar celulares e iPads para assistir a vídeos e desenhos) e o maior desafio é diminuir o número de horas das crianças frente à tela.

Obesidade infantil é uma realidade a qual pais e educadores devem estar alertas e conscientes da importância em estimular as crianças, principalmente, na primeira infância, quanto a alimentos saudáveis e não industrializados e nível de atividade física equilibrado e de qualidade.

Ainda não há consenso sobre o quanto de atividade física uma criança (na primeira infância) deva realizar. Atividades leves a moderadas, que desenvolvam todas as habilidades motoras* são as indicadas, até 3 horas diárias de movimento e atividades são sugeridas por diversos pesquisadores.

Continua após publicidade

– * Habilidades manipulativas ou motoras grossas e finas: arremessar, lançar, chutar, rebater, receber.

– * Habilidades locomotoras: rolar, equilibrar, flexionar.

Sendo assim, levar sua filha para uma caminhada não há problema. Cuidados como vestimentas e calçado adequados, alimentação pré e pós-caminhada e hidratação durante o exercício são pontos cruciais para o sucesso e obtenção do benefício da atividade.

Continua após publicidade

Crianças se desidratam com maior intensidade e em menor tempo que um adulto. Crianças gastam mais calorias que adultos, o metabolismo e mais rápido.

Boa caminhada!

Parabéns pela iniciativa!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um professor de Educação física ou profissional da área de saúde e não se caracteriza como sendo um atendimento.