E o afeto? Dançou!

por Samanta Obadia

A arte reflete a vida ou a vida reflete a arte? Alguém já fez esta pergunta, mas não sei se a respondeu. E a dança, acompanha as relações afetivas ou o afeto dança de acordo com a música?

Continua após publicidade

Se assim o for, pode-se dizer que os casais atuais estão entre 'pancadões' e a alta tecnologia, se esbarrando por acaso, entre uns e outros, anônimos. Estão entre os encontros virtuais, entre suas fotos 'fakes', entre orkut, twitter e chats. Chatos!

Nesses desencontros, o que se vê é muita virtualidade e pouco contato, muita quantidade e pouca qualidade, muitos números e pouco conhecimento, muito sexo e pouca intimidade.

Mas no espaço vazio dessa solidão, percebe-se um tímido retorno às danças de salão, que em seu fundamento provocam o encontro do masculino com o feminino, da condução e da percepção do que o outro deseja. Desafio imenso para os casais atuais, quando muitas mulheres conduzem homens que perderam a direção.

E a arte de dançar junto vem ensinar o lugar dessa dualidade, perdida de si mesma e mergulhada na confusa sexualidade, que se perverte rigorosamente, a cada dia, na sociedade.

Continua após publicidade

Nos bailes da vida, o confronto dos desejos é uma atividade comum, mas nos bailes de dança de salão, a busca é a do encontro do ritmo do outro, da afinidade dos corpos em um único tempo, o da música. Não são mais homens e mulheres simplesmente, são cavalheiros e damas, que conduzem e se deixam conduzir com um mesmo fim, dançar junto ao outro, sem competição.

Alguns não perceberam a gentileza proposta pela arte da dança e, viciados em sua vaidade, exibem-se, esquecendo o par, e como pavões, abrem suas caudas, abafando o(a) parceiro(a). O que eles não sabem ainda é que um sozinho não forma casal, e sem os dois, não há a beleza da dança, do encontro.

Dançar junto é um exercício de escuta, que por ser humana, tem seus limites. O homem conduz enquanto respeita o tempo e os dons da dama, a mulher se deixa conduzir, enquanto percebe até onde pode acompanhar o cavalheiro.

Continua após publicidade

A graça está em dançar na arte do encontro, envolvendo e se deixando envolver pelo tempo do outro, respeitando os diferentes ritmos propostos, sem imposição. Posto que na dança de salão, não há o meu e o seu, há o nosso, e que quando se põe em sintonia, forma parceria, e como a própria palavra denuncia, estabelece harmonia e alegria.