Meu filho de 15 anos tem condições de saber se é mesmo bissexual?

por Margareth dos Reis

“Como pode um menino de 15 anos saber se é bissexual e se isso pode mudar… O que devemos fazer? Devemos deixar ele sair com meninos? Devemos proibir devido à pouca idade dele?”

Continua após publicidade

Resposta: O seu “menino” de 15 anos é um adolescente, logo, cabe ressaltar que a adolescência é a fase onde se desperta o interesse pelo sexo e, também, a percepção dos sentimentos e emoções que podem estar dirigidos a alguém do mesmo sexo (homossexual), do sexo oposto (heterossexual) ou de ambos os sexos (bissexual).

Todavia, a adolescência é um período de experimentação que ocorre em meio a um sem-fim de inquietações por envolver transformações emocionais e comportamentais significativas nessa etapa da vida. Além disso, atualmente, vemos os adolescentes cada vez mais interessados em viver a expressão afetivo-sexual apenas com quem desejam.

Assim, caso a percepção de bissexualidade de seu filho não esteja relacionada com a exploração típica dessa etapa do desenvolvimento, a orientação afetivo-sexual dele (homo, hetero ou bissexual) se confirmará na vida adulta. E não há como mudar uma tendência que se impõe.

Por outro lado, quanto mais acolhido pela família o adolescente estiver, mais à vontade se sentirá para experimentar os seus sentimentos sem ansiedades desnecessárias. A boa relação do filho adolescente com a família, na qual o diálogo sem pressão ou sem preconceitos faça parte do dia a dia, e permita a ele compreender as suas motivações para estar com alguém, independente do gênero, de forma consciente e responsável, contribui fortemente, para uma transição mais segura dele para a vida adulta.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.