Consumir refrigerante durante a gravidez aumenta risco de obesidade infantil, indica estudo

Da Redação

Em meio ao cenário de epidemia da obesidade infantil, manter uma alimentação saudável na gravidez é fundamental para o desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da mãe.

Continua após publicidade

Um estudo realizado em Boston, o "Beverage Intake During Pregnancy and Childhood Adiposity",  acompanhou 1078 mulheres grávidas e também os seus filhos, após o nascimento.

Publicada na edição de agosto da revista "Pediatrics", a pesquisa comparou as mulheres que ingeriam bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos adoçados artificialmente, a outras que não consumiam este tipo de bebidas ao longo da gestação. Os filhos pertencentes ao grupo de mães que consumiu maiores quantidades de bebidas açucaradas apresentaram, por volta dos 7 anos de idade, maior concentração de gordura corporal.

A pesquisa reforça o alerta da prevenção da doença logo nas primeiras etapas do desenvolvimento humano.

Alimentação da gestante na gravidez

Continua após publicidade

A gestação é o momento de desenvolvimento de um novo ser, a necessidade de manter uma alimentação correta é grande, diz o nutrólogo Osvalmir Sá. Segundo ele, não há algo específico que a mulher precise comer, mas sim ter uma rotina alimentar com muita variedade. A dieta deve contar desde um simples prato de arroz, feijão, carne e saladas até peixes de origem marinha, castanhas e sementes.

Para seguir com um peso saudável nesta fase, é preciso ter uma dieta saudável, ou seja, com uma boa distribuição de carboidratos, lipídio e proteínas. A alimentação balanceada diminui as chances de ganho de peso excessivo na mãe, que pode vir a ter alterações de açúcar no sangue, hipertensão e obesidade se propagar após a gestação.

A máxima de “comer por dois” é um erro muito comum nesta fase. O certo é comer bem por ela até se sentir satisfeita, não cedendo a excessos de nenhuma forma, pois o que ela come hoje reflete na vida futura do seu filho.   
 
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade