Aprenda a se concentrar em 7 tópicos e desempenhe suas tarefas em alto nível

por Renato Miranda

A concentração para realizar tarefas em alto nível, no esporte como na vida ordinária, é um pré-requisito que determina a qualidade de qualquer ação. Ou seja, sem concentração não conseguimos realizar nada em um ótimo nível.

Continua após publicidade

Desse modo, é frequente atletas e treinadores perguntarem como desenvolver a concentração, considerando a mesma um fenômeno essencial para se obter sucesso na realização de tarefas.

Quando escrevi em "Construindo um atleta vencedor" (Artmed-2008) e "Reflexões do esporte para o desempenho humano" (CRV-2013), dois livros sobre temáticas da psicologia do esporte eu tratei de sintetizar algumas diretrizes que possam ser práticas, de fácil entendimento e baseados em critérios propostos por vários pesquisadores no assunto, como Cox, Nideffer, Weinberg e Gould.

Primeiramente, é fundamental considerar que: a concentração é importante e o atleta só conseguirá desenvolver a mesma se ele tiver disponíveis atividades para seu treinamento.

Sete tópicos para desenvolver a concentração

Continua após publicidade

Em resumo, descrevo como podemos estruturar orientações básicas para o desenvolvimento da concentração:

1º) Mobilizar a consciência

É reunir pensamentos relacionados à tarefa em questão que estejam dispostos na mente do atleta para a resolução de desafios. Ou seja, quanto mais o atleta controla aquilo que influencia seu desempenho melhor será sua atuação consciente. Em outras palavras, controlar a consciência significa dominar técnicas, discriminar e utilizar variadas táticas de atuação nos diferentes momentos da disputa esportiva, saber utilizar o corpo (habilidades físicas) nas mais diversas exigências orgânicas e motoras, ter conhecimento dos detalhes das regras e táticas do jogo, saber se comportar dentro e fora do meio esportivo e outros. Enfim, é saber o que fazer!

Continua após publicidade

2º) Equacionamento psicoemocional

É regular de forma mais simples possível o melhor nível de excitação emocional para a realização de uma tarefa. Para tanto, quando estiver apático, domine técnicas para aumentar sua ativação física e psicológica (psicofísica) e quando estiver muito excitado (nervoso) saiba diminuir sua ativação. Saber ajustar um melhor nível de excitação nervosa favorece as possibilidades para o desenvolvimento da concentração.
 
3º) Mobilizar a motivação

É reunir tudo aquilo que o atleta tem à sua disposição para se envolver nos treinamentos e competições. Dispor a energia pessoal que impulsiona o atleta em direção a um objetivo é motivar para a busca constante de um melhor desempenho. Para tanto, é especialmente oportuno estabelecer metas desafiadoras e coerentes com a estrutura psicofísica do atleta e com suas tarefas esportivas. Com consequências positivas para o atleta a mobilização da motivação potencializará a concentração.

4º) Concentração no presente

Significa dizer que focalizar pensamentos no passado ou no futuro proporciona perturbações e exacerba as tensões na mente do atleta. Isso não quer dizer que as lições do passado, bem como as atuações memoráveis não sejam importantes para a concentração presente, tampouco imaginar execuções precisas de técnicas. O que significa de fato é que o atleta deve “limpar sua mente” de tudo àquilo que não tem impacto direto em sua tarefa presente. Ou seja, não se envolver emocionalmente com o que aconteceu ou com as consequências dos resultados do futuro. Assim sendo o atleta libera a mente (consciência) para o envolvimento atual da tarefa em questão.

5º) Vivenciar a alegria do esporte

É o comprometimento com o objetivo do esporte, ou seja, proporcionar alegria às pessoas. Para tanto, se o esporte não é praticado com intensidade e certa tensão o mesmo não vale a pena. Para ser intenso é necessária alegria espontânea. A atitude de se concentrar exige espontaneidade! Ao agir com alegria o atleta afasta os pensamentos negativos e focaliza nos pensamentos positivos, que são fundamentais para uma ótima concentração.

6º) Estabelecer e envolver-se com rotinas

É proporcionar uma ótima rotina de treinamentos para poupar energia mental e ao mesmo tempo auxiliar na mobilização do esforço psicofísico necessário para o atleta se envolver e liberar sua mente para se concentrar. Concentrar-se melhor, mais rápido e com menos esforço favorece a fluidez de movimentos e tomadas de decisões na atuação esportiva. O envolvimento com ótimas rotinas, proporciona ao atleta “cristalizar” na memória tudo aquilo que pode ser feito do melhor modo possível. Possivelmente aí esteja a matriz do que se convencionou chamar de automatização.

7º) Identificar os fatores que prejudicam a concentração

Significa eliminar ou diminuir os impactos dos fatores que podem distrair ou inibir a concentração do atleta. Em qualquer momento em que o atleta queira se concentrar, antes de tudo é fundamental identificar o que pode perturbá-lo concretamente. Concretamente diz respeito há algo intenso e importante, pois alguns fatores como, pequenas dores musculares, ruídos, certas provocações são peculiares ao esporte. Ou seja, aqui tratamos de algo mais impactanete, por exemplo: condicionamento físico fragilizado (fadiga), problemas de ordem emocional (ansiedade excessiva) e perturbação na atenção (déficit atencional).

Para finalizar lembramos: se o atleta quiser ser bom ou melhorar seu desempenho invista no desenvolvimento da concentração!