Torne-se mais paciente

por Emilce Shrividya

A paciência é o caminho para nos tornarmos mais pacíficos, serenos e amorosos. Quando desenvolvemos a grande virtude da paciência, aceitamos a vida como ela é. Sentimos mais bem-estar no nosso dia a dia e abrimos nosso coração para a compaixão e tranquilidade da mente.

Continua após publicidade

A paciência e a tolerância vêm da capacidade de permanecermos firmes e equilibrados, apesar das situações difíceis ou desafios que enfrentamos. Portanto, reagir com paciência e tolerância não é sinal de fraqueza ou passividade, e sim de firmeza e força de vontade.

Reagir a uma situação adversa ou estressante, com paciência e tolerância, depende de uma mente forte, moderada e com autodisciplina.

Uma pessoa sem paciência é nervosa, irritável, ansiosa e, portanto, infeliz. Sua vida é estressada e frustrante. Vive angustiada, brigando consigo mesma e com os outros.

A raiva alimenta-se da raiva, e quanto mais a pessoa sentir esse estado, mais vai reagir aos estímulos ambientais que provoquem estresse, raiva e nervosismo. A terapia da raiva para diminuí-la por meio de liberar a raiva não funciona, só piora a situação.

Continua após publicidade

Como esses sentimentos negativos surgem de uma mente insatisfeita e descontente, essa pessoa precisa desenvolver a gratidão e o contentamento e cultivar a compaixão e benevolência. Esses bons sentimentos ajudam a impedir que a raiva, a irritação e a braveza se manifestem.

Como disse Dalai Lama: ”O único fator que pode nos dar refúgio ou proteção dos efeitos destrutivos da raiva e do ódio é nossa prática de tolerância e paciência”.

Podemos treinar nossa paciência aprendendo a estar no momento presente, aceitando-o, mesmo que ele não seja como gostaríamos que fosse. Podemos praticar a arte da paciência, agindo sem pressa e desfrutando das pequenas atividades diárias.

Continua após publicidade

Podemos dizer para nós mesmos: “Serei paciente. Hoje não vou me aborrecer. Vou sorrir e aproveitar com serenidade o meu dia”.  

Pode ser que deixemos a raiva ou a irritação nos controlar. Mas, o importante é a intenção de ser paciente cada dia um pouco mais.

Se tivermos tolerância e paciência, mesmo que vivamos em um ambiente tenso e agitado, que provoque nervosismo e ansiedade, nossa serenidade e paz não serão perturbadas. Se reagirmos com paciência, em vez de ceder à raiva e reclamações, evitaremos consequências indesejáveis e não criaremos nosso próprio sofrimento futuro.

Quando somos realmente pacientes e tolerantes, o perdão e a aceitação surgem esponteamente. E esses sentimentos trazem alegria e bem-estar.

Com o tempo, você ficará surpreso como vai se sentir mais tolerante e não vai deixar que as pessoas lhe aborreçam, pois vai estar mais paciente para ouvi-las e compreendê-las. Seu convívio familiar e seus relacionamentos se tornam mais agradáveis e sem conflitos. É um processo de treinamento que vale a pena para alcançar a mente pacifica.

Dicas para lembrar de ser paciente no seu dia a dia

1ª) Experimente não se estressar no trânsito ou por estar atrasado para um compromisso. Coloque no carro uma música calma e procure estar focado no momento presente. Lembre-se de relaxar com a música.

2ª) Perceba quando surgem os pensamentos da impaciência, irritação e, imediatamente, corte-os, substituindo pelos pensamentos de paciência e aceitação. Experimente não se aborrecer ou ficar irritado como antes. Em vez disso, tenha a intenção de ser cada dia mais paciente.

3ª) Para desenvolver paciência, não permita ser dominado pelos venenos mentais como raiva, intolerância e não aceitação. Diminua o estresse diário, ansiedade e pressa. Cultive o contentamento interior e um estado mental mais calmo.

Você ficará contente com você mesmo quando perceber como está adquirindo autocontrole e mais alegria interior. Isso o motivará a ter mais e mais paciência.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!