E essa barba aí?

Da Redação

A pergunta acima é frequentemente feita a alguns homens que aderiram ao estilo barbado, especialmente os mais jovens, seja com ela cheia ou mais rala.

Continua após publicidade

Assim como a moda, o uso de barbas e bigodes também é influenciado pelo contexto social e cultural, como a música, o cinema e até mesmo movimentos políticos. Nos anos 2000, a barba saiu de cena com o boom dos ídolos teen, como as boy bands e as estrelas do futebol que ditavam tendência na década.

Em 2010, as barbas, cada vez mais compridas e cheias, passaram a estampar o rosto dos homens que expressam por meio delas o estilo de vida moderno, trazendo o lema “Faça amor, não faça a barba”. Apesar da barba ter invadido as ruas, o estilo ainda gera estranhamento quando comparado ao rosto lisinho dos anos 2000.

Por que a moda da barba vai e vem

Pesquisa publicada na revista científica “Biology Letters” em 2014, afirma que as barbas estão com os dias contados. Os ciclos contra ou a favor do uso da barba se alternam, pois quando está fora de moda, a barba se torna um traço físico excepcional, por isso desejado, mas com seu frissom, torna-se menos desejada até retornar novamente a ser um traço físico excepcional e por isso desejado novamente.              

Continua após publicidade

Mas é possível achar na web posts e vídeos com tendências da barba para 2017.

Pesquisa da Universidade de Queensland (Austrália) indica que mulheres consideram mais atraentes homens com barba mais cheia seguida da barba mais curta. Pelos muito longos ou barba escanhoadas receberam uma pontuação menor.        
 
Se você tem vontade de manter esse visual…

5 argumentos para deixarem sua barba em paz:

Continua após publicidade

• Barba não é sinônimo de desleixo

Assim como o cabelo, a barba também exige cuidados especiais e o mercado nacional já está preparado para essa demanda. O segmento de cuidados pessoais oferece uma gama de produtos dedicados à higienização, hidratação e aparência dos fios, como controle dos fios rebeldes e coloração para os grisalhos.

• Barba e estilo

Antigamente, não fazer a barba poderia ser considerado sinal de desleixo, mas hoje em dia pode ser sinônimo de estilo, charme e até mesmo de virilidade.

• Cada vez mais famosos usam barba  

Estrelas do cinema nacional ou internacional, jogadores de futebol notáveis, atores de novelas ou modelos aderem o seu uso. Alguns atores foram considerados mais gatos quando deixaram os fios do rosto crescer: Bruno Gagliasso, Thiago Lacerda, Rodrigo Lombardi…  Já no mundo do futebol: Juan Mata, Gerard Piquem David Beckham
   
• Barba economiza tempo

Levante a lâmina o homem que não tem preguiça de fazer a barba! Deixá-la grande economiza tempo na rotina diária, precisando de apenas um dia na semana para aparar e modelar.

• Barba é democrática

Seja estilo lenhador, cerrada, degradê, bem desenhada ou sem definição, a barba fica bem tanto nos homens modernos e descolados como para os mais conservadores.

Fonte: marca de coloração masculina instantânea para barbas e bigodes