Que tipos de exercícios são indicados e contraindicados para quem tem dor nas costas?

por Milena Liste  

“Boa tarde. Tenho dor nas costas. Os exames detectaram desvio na lombar e desvio na dorsal. São ambos pequenos desvios. Gostaria de saber se posso ir ao ginásio, e se puder, que tipo de exercício é aconselhado?”

Continua após publicidade

Resposta: A coluna vertebral lembra muito um bambu, pois cresce no sentido longitudinal e quanto mais flexível, menos chance de quebrar.

No caso da coluna vertebral, as quebras podem ser traduzidas como: hérnias e *protrusões discais, diminuição de espaço intervertebral, desgastes vertebrais, pinçamento de nervos, dores musculares.

Para as pessoas em geral, o importante é saber que se você for flexível, isto é, ter flexibilidade nas regiões posteriores das coxas e pernas, sua coluna será flexível e assim, menor chance de quebra.

Alongar os ** isquiotibiais, panturrilhas (batata da perna) e planta dos pés juntos ou separadamente só vai beneficiar sua coluna.

Continua após publicidade

Portanto, aula de alongamento é uma aula indicada para quem tem dor lombar e desvios na coluna. Essa aula de alongamento deve priorizar os músculos posteriores dos membros inferiores.

Alongamento de isquiotibiais: ou seja, da musculatura

Para quem tem hérnias e protrusões discais, diminuição do espaço intervertebral deve evitar atividades de impacto.

Continua após publicidade

Pode parecer óbvio, mas as atividades de maior impacto: corrida, caminhada em terrenos acidentados, esportes de impacto (futebol, handebol, voleibol, lutas, atletismo, saltos ornamentais, hipismo, entre outros).

As atividades mais indicadas são as de menor impacto: todos esportes dentro da água, caminhada no plano e bicicleta.

Outra premissa: quanto maior a força muscular, menor a pressão articular. Quanto menor a pressão articular (ou seja, na junção de dois ou mais ossos), menor o risco de lesão.

Fortalecer musculaturas dorsal, lombar, cervical, abdominais, glúteos são essenciais para quem tem problema de coluna.

Por isso, uma série de musculação cuidadosa deve ser elaborada individualmente para cada tipo de lesão na coluna vertebral ou desvio postural.

Boas atividades!

* Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.

** O grupo muscular isquiotibiais tem sua localização anatômica na região posterior do seguimento coxa.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracteriza como sendo um atendimento.