Toda vez que ficamos juntos, ele me fala que ‘tá’ ficando com alguém. O que faço?

por Anette Lewin

“Isso me deixa irritada, mas não falo com ele sobre isso. O que faço diante dessa situação? Já que gosto dele e quero continuar adiante?”

Continua após publicidade

Reposta: A melhor forma de evitar que uma pessoa fique repetindo o que não se quer ouvir, é não dando muita atenção.

Não dá para saber por que seu "ficante" faz questão de mencionar que também fica com outras garotas. Pode ser para sinalizar que não está disponível para relacionamentos sérios, para sinalizar que é popular entre as garotas, ou, simplesmente, por insegurança.

Se você tem a intenção de estabelecer um vínculo mais profundo com ele, desde que ele também queira, é claro, tente levar o papo para outros assuntos, principalmente assuntos ligados a vocês dois. Evite incentivá-lo a falar de terceiros.

Quando ele falar das outras "ficantes" simplesmente ouça e mude de assunto. A não ser que sua curiosidade seja maior do que seus objetivos de conquista amorosa.

Continua após publicidade

Porque quando queremos nos apresentar a alguém temos que mostrar as nossas qualidades e não ressaltar a dos outros, não é?

Por outro lado, tente conhecer e entender melhor essa pessoa que você quer conquistar. Quais são as características dele que agradam você? Ele demonstra algum afeto especial pela sua pessoa ou só quer ficar por ficar? Sim, porque se você pretende conquistar alguém deve, antes de mais nada, saber se está com a pessoa pelas suas qualidades ou apenas por que essa pessoa desperta em você um espírito de competição. Explicando: o fato de ele mencionar outras “ficantes” pode despertar em você um interesse nele apenas por  você achar que ele é disputado por muitas e você quer vencer essa disputa. Se for só isso, talvez seja bom você rever seus objetivos. Afinal, batalhar só para vencer nunca teve sentido. Temos que ter uma noção clara de pelo que estamos batalhando.

Tente também entender se você se considera madura para namorar sério com alguém, se já sabe o que significa aprofundar um relacionamento e se considera que já teve experiência suficiente para entender que tipo de parceria amorosa serve para você. Provavelmente esse rapaz que está ficando com várias garotas ainda não está focado em um relacionamento único. E direcionar toda a sua energia para conquistar alguém que dá sinais que ainda não quer se comprometer pode ser frustrante.

Continua após publicidade

Assim, talvez o melhor a fazer, é ir aproveitando o que existe de real nesse relacionamento: ficar de vez em quando e aproveitar os bons momentos em que vocês se encontram. Sem o sentimento de posse, sem ciúmes exagerados e, principalmente, sem sofrimento. Esses encontros são como um laboratório de preparação para a relação amorosa. Quando chegar a hora de um envolvimento mais profundo, você saberá reconhecê-la. Cada fase do amor tem seu tempo.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.